Depois das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, o Governo Municipal de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, deu início ao movimento “Dezembro Vermelho”, que tem como proposta orientar e prevenir a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Estão sendo realizados nas UBSFs testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O objetivo é levar para toda a comunidade as informações sobre os riscos, a prevenção e o tratamento dessas doenças. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, no horário das 7h às 12h ou das 14h às 17h.
O cidadão poderá ter acesso ao resultado do exame em 15 minutos. Se o teste der positivo para algum tipo de infecção, serão feitas outras averiguações e o paciente receberá todo o acampamento necessário.
Na próxima quinta-feira (20), a Secretaria de Saúde realizará o dia D da campanha, quando todos os profissionais estarão mobilizados para promover ações de prevenção e diagnóstico precoce.
Além dos testes rápidos, as equipes das UBSFs estão intensificando a parte educativa, orientando a população sobre outras formas de se prevenir, como uso de preservativos durante a relação sexual.
A finalidade é esclarecer dúvidas e provocar a reflexão a respeito deste assunto ainda tabu na sociedade, bem como favorecer o esclarecimento ao paciente.