Policiais Federais de Pernambuco participam de uma manifestação de protesto contra o Governo Federal, a ser realizada nesta quarta-feira, 21, a partir das 09:00 horas, na Superintendência da Polícia Federal em Recife e Delegacias Federais em Caruaru e Salgueiro.
A concentração dos Policiais Federais terá início com um café da manhã que ocorrerá simultaneamente no pátio dessas unidades, seguido de uma caminhada com faixas e distribuição de panfletos de conscientização da população. Em Recife a caminhada seguirá para a Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, para reunião com Parlamentares.
O intuito do movimento é obter o reconhecimento e valorização da categoria. Os Policiais Federais vem sofrendo com o descaso da Direção Geral do DPF e do Governo Federal em reconhecer os direitos assegurados pela lei e pela Constituição, tais como o de terem seus cargos dotados de atribuições definidas em lei e enquadrados como nível superior e com remuneração condizente com a complexidade e exigências das atividades desempenhadas, próprias das carreiras típicas de Estado.
Além da reestruturação de cargos, os Policiais Federais reivindicam ainda a reformulação da investigação criminal, o fim do assédio moral na corporação e melhorias no ambiente organizacional e nas condições de trabalho, diante do reduzido efetivo de Policiais do órgão. O quantitativo atual de Escrivães, Papiloscopistas e Agentes de Polícia Federal em Pernambuco é de 251 servidores.
Manifestações Nacionais – As manifestações dos Policiais Federais vem ocorrendo em vários Estados brasileiros, seguindo uma agenda política progressiva que desde o dia 19 vem promovendo greves e manifestações públicas. Nos Estados de Goiás, Alagoas, Piauí e o Distrito Federal foi decretada greve nos dias 19 e 20. Em São Paulo o movimento ganhou as ruas e outros Estados como Minas Gerais e Acre também farão mobilizações a partir de amanhã.