O prefeito de Sertânia (PE), Ângelo Ferreira divulgou, na tarde desta quarta-feira (13), uma nota a respeito dos primeiros resultados da investigação sobre os crimes cibernéticos praticados por fakes (perfis falsos nas redes sociais) cujos os nomes começaram a ser revelados através do Poder Judiciário e autoridades policiais com ajuda do Facebook que colaborou com a investigação.
De acordo com a nota, que também é assinada pelo bacharel José Flavio Chaves Barbosa Junior de Britto e pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique Ferreira (Fiapo), os fakes agiam para disseminar a mentira e ferir a dignidade da pessoa humana e que após vários meses de investigação desses crimes, os nomes dos envolvidos nesta facção criminosa começaram a ser descobertos. Ainda segundo a nota, “as medidas judiciais cíveis continuam em andamento e as criminais estão sendo tomadas”.
Confira a nota na íntegra
Durante este ano de 2017, Sertânia esteve tomada por um movimento que dissemina a mentira e fere a dignidade da pessoa humana. Enquanto a verdade calça os sapatos, a mentira corre o mundo, como dizia o saudoso professor Arlindo Ferreira dos Santos. A verdade sempre aparece e ela já começou a aparecer. Após vários meses de investigação desses crimes cibernéticos, os nomes dos envolvidos nesta facção criminosa com as ações dos fakes (perfis falsos nas redes sociais) começaram a ser divulgados.
Através de ação na Justiça e investigação policial, capitaneada pelo advogado Marcelo Cavalcante Patu, o Facebook, empresa que colaborou com a divulgação de informações, e por meio do “Direito digital”, forneceu os dados de IPs. E ainda tirou os perfis do ar, já que feriam a integridade pessoal das vítimas. Até o momento, alguns provedores de Internet já divulgaram os dados cadastrais de vários envolvidos.
Já foram identificados, através do Poder Judiciário e autoridades policiais, alguns nomes de pessoas, entre as quais estão:
• Francisco Alberto da Silva, morador da rua Expedito Salvador, na Mário Melo Nova;
• o servidor municipal João Batista Ferreira dos Santos, morador da Luís Salvador, na Mário Melo Nova;
• o servidor municipal Fernando Norembergue Freire, morador da rua Dr. Manoel Borba, no Centro;
• Erivânio Rogério Felipe Silva, morador da rua Afonso Bezerra, no Alto do Céu;
• Aislan Amaral, filho de César do Consórcio, morador da rua Coronel Francisco Gomes, conhecida como “Rua dos Currais”;
• Douglas Abreu, morador da rua Amaro Lafayette;
• o advogado da oposição, João Ferreira de Brito Neto, conhecido como João Neto, filho de Fernando Norembergue.
É importante esclarecer que os perfis fakes foram alimentados desses endereços. Outros provedores de Internet ainda vão divulgar novos nomes e é nosso compromisso divulgá-los para que toda a população de Sertânia tome conhecimento dos responsáveis por esses crimes cibernéticos. As medidas judiciais cíveis continuam em andamento e as criminais estão sendo tomadas.
José Flavio Chaves Barbosa Junior de Britto
Titular da ação
Ângelo Ferreira
Prefeito de Sertânia
Antônio Henrique Ferreira
Presidente da Câmara Municipal de Sertânia