A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está se preparando para ações de emergência em Tabira e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. O açude Brotas, que abastece os dois municípios, pode entrar em colapso em aproximadamente 20 dias e, assim, o abastecimento de água será modificado.
Atualmente, o açude opera com cerca de 6% da capacidade (total de 19,6 milhões de metros cúbicos) e o rodízio de abastecimento em Tabira é de dois dias com água e oito dias sem. E, para Afogados da Ingazeira, são dois dias com água e seis dias sem.
Segundo a assessoria da Compesa, se houver o colapso, Tabira receberá 40 caixas d’água para funcionarem como chafarizes abastecidos por carros-pipa. Em Afogados da Ingazeira, o rodízio será mais severo: dois dias com água e 15 ou 20 dias sem. Ainda de acordo com a assessoria, este município conta com 12 poços artesianos em funcionamento e mais dois em fase de instalação em Fátima, distrito de Flores.
A Compesa pede que a população utilize racionalmente a água distribuída e passe a poupar o líquido em reservatórios caseiros.