Concurseiros graduados em direito, com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, no mínimo, dois anos de prática forense podem se inscrever no novo concurso da Advocacia-Geral da União (AGU), lançado nesta quinta-feira (29/8). De acordo com o edital de abertura, publicado no Diário Oficial da União, são 78 vagas para o cargo de procurador federal de 2ª categoria, distribuídas nas unidades da Procuradoria-Geral Federal, com salário de R$ 15.719,13 para uma jornada de 40 horas semanal de trabalho. Além das vagas imediatas, haverá formação de cadastro de reserva. A banca organizadora é o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).
Interessados poderão se inscrever entre 9 e 23 de setembro, pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/AGU_13_PROCURADOR. A taxa é de R$ 163. Cinco por cento das vagas são reservadas aos candidatos com deficiência.
A seleção será feita mediante prova objetiva, com data prevista para 2 de novembro; inscrição definitiva; provas discursivas (3 de novembro); prova oral; sindicância de vida pregressa; avaliação de títulos e programa de formação. A maioria das fases será realizada nas 26 capitais e no Distrito Federal, a prova oral e o programa de formação serão realizados somente em Brasília.
O exame objetivo terá questões de legislação sobre ensino e sobre seguridade social e direitos administrativo, constitucional, econômico e financeiro, tributário, agrário, ambiental, civil, comercial, do trabalho e processual do trabalho, internacional público, penal e processual penal e processual civil.
Segundo o edital, o procurador-geral federal convocará os candidatos para a escolha da localidade de lotação, obedecendo a ordem de classificação final do concurso.