Desde 2012 o Padre José Gomes de Melo, conhecido como Padre Nilson, Administrador da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Sanharó, Agreste de Pernambuco, e membro da Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Diocese de Pesqueira celebra com a presença de membros das lojas maçônicas dos municípios de Sanharó, Belo Jardim e Pesqueira uma missa em homenagem ao Dia do Maçom (20 de agosto).
Desta vez, os maçons foram mais discretos — deixaram o avental do ano anterior e usaram apenas um pequeno broche na hora da celebração.
Em Nota Oficial emitida por Dom José Luiz Ferreira Salles, Bispo de Pesqueira, na tarde desta sexta-feira, dia 30 de agosto de 2013, através da Cúria diocesana de Pesqueira, após reunião com a Comissão diocesana de pastoral para a Doutrina da Fé o Bispo resolveu afastar o padre de suas funções. Confira a nota abaixo:
“Aos padres, religiosos (as), leigos (as) e a todos aqueles que as presentes letras virem, saudação, paz e bênção em nosso Senhor Jesus Cristo.
A respeito da celebração presidida pelo Pe. José Gomes de Melo realizada em Sanharó no dia 20 do corrente mês, que deu margem a comentários na internet que denigrem a Santa Igreja, faço saber a todos que:Lamento profundamente a reincidência neste erro gravíssimo que traz muitos transtornos à nossa Igreja diocesana. Por ocasião de denuncia sobre fato semelhante ocorrido em Belo Jardim, foram tomadas as medidas cabíveis de admoestação ao padre envolvido naquele triste e reprovável episodio, conforme o Direito Canônico e as orientações da Santa Sé. Também o Padre José Gomes de Melo foi severamente advertido, está afastado de suas funções paroquiais em Sanharó e das demais funções diocesanas. Ao mesmo, visivelmente arrependido, recomendamos recolhimento, penitência, oração e exigimos retratação perante a Igreja. Imediatamente, o citado padre nos apresentou uma carta escrita, assinada de próprio punho, na qual pede perdão e compromete-se a se retratar publicamente.
Esta Igreja diocesana reafirma a comunhão com a doutrina da Igreja e não permite que seja celebrada qualquer função em união com qualquer associação que não esteja em comunhão com a Doutrina da Igreja,. Não é permitido que se realize nenhuma ação litúrgica para a maçonaria nem consentido que sejam apresentados seus símbolos nas celebrações, muito menos que se celebre em ambiente de denominação maçônica.
Os presbíteros desta Diocese receberão um comunicado oficial do ocorrido tornando-os cientes de que será determinada a sumária suspensão do padre que porventura cometa qualquer abuso litúrgico ou ouse expor a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo à qualquer situação vexatória desta ou de outra natureza.
Aproveito esta Nota para ratificar a fidelidade desta Igreja diocesana à Cristo e à sua Igreja, sempre pronta a testemunhar a fé e anunciar a Boa Nova do Reino, percorrendo os caminhos da missão – frequentemente árduos – para santificar a todos”.
Pesqueira, 30 de agosto de 2013
Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsRBispo Diocesano
Informações: Darcio Rabelo
Esse bispo deveria era esta preocupado com a falta de respeito, em relação a Maçonaria uma sociedade justa e perfeita onde não atrocidades que tem nas igrejas seu bispo se fosse no tempo da inquisição coitado do padre Nilson já tava morto em bispo em nome da igreja com matarão muitos outros…
JESUS, QUANTA IGNORÂNCIA.
ENTÃO QUER DIZER QUE A MARÇONARIA NÃO PODE FAZER,
PARTE DA CASA DE DEUS?
MINHA GENTE QUANTA FALTA DE BOM CENSO.
A IGREJA FICOU PARA TODOS, QUANTA MORAL DESTE BISPO,
E TANTOS PADRES PRESOS POR PEDOFILIA,ENTÃO SENHOR BISPO,
VAMOS REVER A SITUAÇÃO E CEDER A ENTRADA DE TODOS NA
CASA DE DEUS. O MAÇOM TAMBÉM É FILHO DE DEUS.
Santa Ignorância:
Não vejo o motivo de tento preconceito em relação a Maçonaria, pois é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De caráter universal, cujos membros cultivam a humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Tem muito Maçom que pratica os princípios cristãos muito mais do que muitos que vivem dentro da Igreja.
Conheça alguns Maços que fazem parte da História do Brasil e do Mundo
Ademar de Barros – médico e político ( Governador de Estado )
Antonio Carlos Ribeiro de Andrada III – político (Presidente de Estado)
Azeredo Coutinho – bispo, precursor da independência
Barão do Rio Branco – historiador e diplomata
Benjamin Constant – militar, professor e político ( “o pai da República” )
Deodoro da Fonseca – militar, proclamador da República
Duque de Caxias – militar, patrono do Exército Brasileiro
Esperidião Amin – político ( Governador de Estado )
Frei Caneca – patriota e revolucionário
Frei Francisco de Sta. Tereza de Jesus Sampaio (prócer da Independência)
Hermes da Fonseca – presidente da República
Hipólito da Costa – ” O patriarca da Imprensa Brasileira ”
Jânio da SIlva Quadros – presidente da República
Joaquim Nabuco – escritor, diplomata e líder abolicionista
José Bonifácio de Andrada e Silva – ” O Patriarca da Independência”
José do Patrocínio – expoente da campanha abolicionista
Júlio Prestes – político ( Presidente de Estado )
Manuel de Carvalho Pais de Andrade – ( Presidente da Confederação do Equador (1824))
Nilo Peçanha – presidente da República
Padre Feijó – político e figura da Regência
Padre Roma – prócer da Revolução Pernambucana de 1817
Pixinguinha – compositor popular
Prudente de Moraes – presidente da República
Quintino Bocaiúva – jornalista e político ( Presidente de Estado )
Rui Barbosa – jurista, tribuno e político
Saldanha Marinho – líder republicano
Silva Jardim – propagandista da República
Teófilo Ottoni – político e colonizador
Visconde de Albuquerque – político do Império
Washington Luis – Presidente da República
Wenceslau Brás – Presidente da República.