Após as chuvas ocorridas neste mês, Pernambuco registra 601 famílias desalojadas, sendo 561 na Região Metropolitana do Recife (RMR), 17 na Mata Norte e 23 na Mata Sul. São cerca de 2,4 mil pessoas desalojadas, ou seja, que precisaram sair de suas residências temporariamente. Além dessas, 58 famílias estão desabrigadas, isto é, pessoas cujas casas foram afetadas por dano ou ameaça e que necessita de abrigo provido pelo governo. Todos os desabrigados são da RMR. Diante das ocorrências, o governo do estado informou que mantém o gabinete de crises monitorando as ações das secretarias e órgãos estaduais para mitigar os efeitos causados pelas chuvas na região metropolitana à população.
A Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco informou, na tarde desta quinta-feira (25), que trabalha constantemente para evitar desastres como os ocorridos nos últimos dias. A Operação Inverno 2019, iniciada em fevereiro deste ano, teve entre outras ações, diversas capacitações que fazem parte da estratégia do governo de fortalecer as ações não estruturais de prevenção de Defesa Civil. Ao todo, foram realizadas 28 oficinas de Defesa Civil entre os meses de fevereiro a junho.
As oficinas regionais aconteceram em Palmares para aos municípios da Mata Sul, em Macaparana para Mata Norte, Olinda para Região Metropolitana do Recife, em Garanhuns para o Agreste Meridional, Caruaru para o Agreste Central e Surubim para o Agreste Setentrional, além de outras 21 capacitações para agentes públicos das três esferas de governo e sociedade civil organizada, que integram diretamente o sistema de Defesa Civil.
Desde o início das fortes chuvas, na última sexta-feira (19), o governo está acompanhando, por meio da Casa Militar e da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, a situação dos municípios atingidos. Na manhã desta quinta, a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado recebeu representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para acompanhamento dos decretos de situação de emergência, visando ao reconhecimento federal para possível apoio com recursos do governo federal, diretamente aos municípios afetados.
A secretaria recebeu também representantes das Defesas Civis dos municípios de Abreu e Lima, Igarassu, Goiana e Vicência, cidades que decretaram situação de emergência em virtude das fortes chuvas que atingiram os municípios. A secretaria ressaltou que continuará acompanhando todas as demandas através da Central de Operações pelos telefones 3181-2490 e pelo 199.
SAIBA COMO AJUDAR
Quem puder, também pode se voluntariar para trabalhos de arrecadação, recebimento, separação e distribuição dos donativos. Para ajudar, basta acessar o portal do Transforma Brasil, ou entrar em contato através do e-mail contato@novojeito.com.
Locais de arrecadação:
– Recife
Posto ShellAvenida Conselheiro Rosa e Silva, n° 2000, TamarineiraDas 7h às 23h
Igreja MosaicoRua José Paraíso, n° 58, Boa ViagemDas 9h às 17h
– Olinda
Estádio Grito da RepúblicaAvenida Cel. Frederico Lundgren, n° 1180, Rio DoceDas 7h às 23h
Posto Shell Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, n° 2221, Casa CaiadaDas 7h às 23h
Papelaria Ponta de Lápis | Contato: (81) 98213.1090Avenida Getúlio Vargas, n° 1670, Bairro Novo
Biblioteca Municipal de OlindaAvenida Liberdade, n° 100, CarmoDas 8h às 18h
Escola Vereador José MendesRua do Passarinho, 1, Estrada do Passarinho
Escola Pró MenorRua C6, Primeira Etapa de Rio Doce
Igreja MetodistaRua da Linha nº 2.500, Alto da Bondade
– Igarassu
Escola Adolfo BrolR. Venerável Mte. Stélio Marinho Falcão, 275, Saramandaia
Escola MetodistaR. Da Linha, 2500, Alto da Bondade
Escola João de Queiroz GalvãoAvenida Beira Mar, Centro
Escola Municipal Maria Djanira Lacerda LeiteAvenida Belo Horizonte, s/n, Vila Rural
Escola Municipal Nossa Senhora da ConceiçãoRua Lavadeira, 4, Agamenon Magalhães
Escola Dalila de Melo FonsecaRua João Francisco Ribeiro, s/n, Cruz de Rebouças
Escola Municipal Senador José Ermírio de MoraesRua Santa Barbara, Loteamento Ana de Albuquerque
Escola Ana Caldas BrandãoRua de Cima, Cuieiras