Na tarde deste sábado (05) em ato na sede do PSB em Brasíliaa ex-senadora Marina Silva assinou a filiação ao Partido Socialista Brasileiro.
O ato iniciou com o professor Cássio Martinho lendo o documento que oficializa a coligação entre o PSB e a Rede Sustentabilidade, logo em seguida a ex-senadora discursou explicando o motivo da escolha do partido para filiação.Ao justificar a aliança com o PSB, Marina Silva disse que iria iniciar um processo de natureza “programática”, em vez de “pragmática”.
“Estou aqui não para pleitear candidatura, mas para apresentar junto contigo [Eduardo Campos] um programa para sociedade brasileira que seja capaz de alinhamento histórico e sepultar de vez a velha república” disse Marina
Descontraída e muito a vontade Marina brincou em vários momentos do discurso.
“Achavam que já tinham nos abatido, mas estamos aqui para dizer que essa aliança não é para destruir, é para construir. Nosso objetivo não é oposição por oposição, nem situação por situação, é assumir posição.”
A ex-senadora interrompeu suas palavras para receber a ex-prefeita de São Paulo a quem chamou de “eterna prefeita” e encerrou sua fala recitando o poema “Arco e flecha” de sua autoria.
Outros membros da rede também se filiaram ao PSB antes do inicio do discurso do Governador Eduardo Campos que ao discursar lembrou as manifestações de junho.
“Quem entendeu o que as ruas do Brasil em alto e bom som disseram, quem entendeu o que aconteceu no Brasil em junho, não tem nenhuma dificuldade de entender o que ocorre aqui hoje. O que ocorre aqui hoje é o desejo de discutir o Brasil” disse Eduardo.
Eduardo Campos disse ainda que tentou falar com o ex-presidente Lula para comunicar sobre a aliança com Marina, mas não conseguiu completar a ligação por falta de sinal e ao finalizar deu as mãos a Marina Silva sob aplausosdos presentes e gritos de“Brasil pra frente Eduardo presidente”.
Na entrevista coletiva iniciada logo depois, questionada se apoiava Eduardo Campos para presidente, Marina respondeu: “Você ainda tem alguma dúvida disso?”
Questionado sobre se gostaria de ter Marina como vice, Eduardo disse que “no tempo certo estará formando a chapa” para as eleições de 2014. Ele disse que no momento, a discussão se dá em torno do programa.
Arco e Flecha
(Autoria da Senadora Marina Silva)
Do arco que empurra a flecha,
Quero a força que a dispara.
Da flecha que penetra o alvo
Quero a mira que o acerta.
Do alvo mirado
Quero o que o faz desejado.
Do desejo que busca o alvo
Quero o amor por razão.
Sendo assim não terei arma,
Só assim não farei a guerra.
E assim fará sentido
Meu passar por esta terra.
Sou o arco, sou a flecha,
Sou todo em metades,
Sou as partes que se mesclam
Nos propósitos e nas vontades.
Sou o arco por primeiro,
Sou a flecha por segundo,
Sou a flecha por primeiro,
Sou o arco por segundo.
Buscai o melhor de mim
E terás o melhor de mim.
Darei o melhor de mim
Onde precisar o mundo.