O Governo Municipal de Sertânia iniciou a limpeza do rio Moxotó, na manhã desta segunda-feira (01.02), em todo perímetro urbano. A ação visa melhorar a fluidez das águas, combater arboviroses e prevenir alagamentos em diversos pontos da cidade em períodos chuvosos. Estão sendo retirados entulhos e também vegetação do local, como lama e galhos, em uma extensão de mais de dois mil metros. Um trabalho que cuida da preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que ajuda a preservar a saúde da população, prevenindo doenças.
As equipes que estão trabalhando no local esperam que o serviço seja concluído em até trinta dias e estão utilizando uma escavadeira hidráulica (PC), quatro caçambas e um trator de esteira. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Serviços Públicos, Infraestrutura e Projetos Especiais, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Especial de Defesa Civil, da Guarda Municipal, Polícia Militar e Ministério Público de Pernambuco. Em 2020, a Prefeitura de Sertânia também realizou uma limpeza semelhante no Canal de Santa Cruz, localizado na sede, visando evitar futuras enchentes em períodos de chuvas fortes.
Algumas pessoas que invadiram e cercaram partes de terra do rio foram comunicadas recentemente pela Defesa Civil Municipal. Caso não atendam à solicitação para desocupar o local, serão notificadas ao Ministério Público. A invasão, além de ser ilegal, já que as terras pertencem à União, também prejudica o fluxo natural do rio.
A população também pode ajudar contribuindo com a preservação do meio ambiente, não jogando lixo nas ruas e no rio. Se o poder público fizer a sua parte e as pessoas também, o rio e os demais espaços ambientais serão preservados. Essa luta é de todos e o Governo Municipal de Sertânia está fazendo a sua parte, promovendo ações sustentáveis.
Rio Moxotó
O rio Moxotó nasce no município de Sertânia, próximo à divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba. Da nascente até sua foz, no rio São Francisco, o rio possui um extensão de cerca de 226 km. Seus principais afluentes pela margem direita, de montante para jusante, são riacho do Saquinho, riacho do Lajedo, riacho da Custódia, riacho do Capiti e riacho Juazeiro. Pela margem esquerda, destacam-se riacho do Feliciano, rio Piutá, riacho Salgado, riacho do Pioré, rio Priapé e riacho do Parafuso, que serve de limite entre os estados de Pernambuco e Alagoas. Com sua nascente situada no município de Sertânia, o rio Piutá é o afluente mais importante do rio Moxotó. Após percorrer cerca de 54 km de extensão, esse rio deságua no reservatório Engenheiro Francisco Sabóia, também conhecido como Poço da Cruz, no rio Moxotó.
FONTE: Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC