A campanha Conexão Solidária idealizada pela Secretaria de Educação do município de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, foi lançada na última sexta-feira (12.02). A ação visa arrecadar celulares usados através de doação para que alunos da rede municipal possam acompanhar as aulas remotas durante a pandemia do novo coronavírus. Os aparelhos serão destinados a alguns estudantes que no ano de 2020 participaram apenas com as atividades impressas, por não ter acesso ao dispositivo. A campanha está mobilizando a população sertaniense a participar dessa ação de solidariedade, generosidade e empatia.
A Prefeitura de Sertânia também está fazendo a sua parte e doará tablets, a princípio, para alunos do 7º e 8ª ano do ensino fundamental do município. Somado a isso, o Governo Municipal já está realizando um levantamento para viabilizar a instalação de vários pontos estratégicos de internet em localidades da Zona Rural do município para que contemple um maior número de estudantes. Com isso, os alunos poderão ir até esses locais com acesso à internet e baixar os conteúdos enviados pelos professores. Essa é mais uma ação que demonstra o compromisso da Prefeitura em promover uma educação de qualidade e igualdade, trabalhando para democratizar e oportunizar o ensino, além de buscar viabilizar o acesso à internet.
As aulas do município referentes ao período letivo de 2021 retornaram em 08 de fevereiro com a mesma rotina já aplicada e vivenciada em 2020. Os alunos recebem, por exemplo, material didático como vídeos, textos e outros, através do WhatsApp. Quem não tem acesso à internet deve pegar as atividades nas escolas onde estão matriculados.
“Queremos sensibilizar as pessoas para contribuir com essa causa social. A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Educação, já está fazendo a sua parte, mas nós estamos mobilizando toda a população sertaniense a também contribuir com essa missão. Nosso objetivo é atravessar essa fase de pandemia oportunizando o ensino, dando continuidade à aprendizagem de estudantes”, disse a secretária de Educação do município, Simoni Laet. De acordo com ela, o uso do celular é importante para o ensino-aprendizagem, porque hoje as aulas do município estão sendo através de vídeos, áudios, textos, etc., encaminhados por meio do celular para o WhatsApp dos estudantes.
Local da doação
Aquele celular que está em casa, em desuso, mas se encontra em boa condição, com acesso ao WhatsApp, que é o meio pelo qual é feita a comunicação com os estudantes, poderá ser doado e ajudar nessa causa. As doações serão recebidas a partir de hoje (15.02) na sede da Secretaria de Educação, no setor administrativo que é o responsável pelo recebimento dos aparelhos celulares, das 07h30 às 13h30. A secretaria fica localizada na Rua Coronel Siqueira Campos, Nº 28, Centro. No ato da doação, será feito um cadastro com o nome e o contato telefônico do doador.
“Faça um aluno feliz para que ele participe ativamente das aulas virtuais da sua escola. Às vezes tem um celular em casa, sem uso e pode ser doado a um aluno. Agora, quem quiser e poder doar um aparelho novo, mesmo simples, mas que tenha pelo menos a ferramenta do WhatsApp, será muito bem vindo”, pontuou a secretária.