Está aberta a contagem regressiva para a 12ª edição do Festival Lula Calixto. Um dos mais tradicionais eventos culturais da cidade de Arcoverde terá como tema em 2021 “Do Sertão para o Universo” e, por conta do momento pandêmico que vivemos, esta versão será em formato de live streaming e transmitida pelo canal do Coco Raízes de Arcoverde no YouTube.
O evento cujo objetivo é fazer uma ligação entre as várias vertentes culturais do estado e até do país, garantindo um momento de estimulo, valorização e resistência aos grupos produtores e participantes acontecerá ao longo de três dias consecutivos: 26, 27 e 28 de fevereiro.
Criado em 2005 para homenagear Lula Calixto, fundador do Coco Raízes de Arcoverde e inventor do hiper-ritmo do trupé, batida percussiva a partir da batida com os tamancos de madeira. O evento sempre serviu de vitrine para grupos culturais com pouca visibilidade e aproveita a edição virtual para aprofundar essa característica.
Além das lives, também serão apresentados programas gravados em parceria com a Buruçu, produtora audiovisual. São registros bem raros, de agremiações de lugares ocultos, em um verdadeiro arquivo etnomusicológico. Configura a programação completa:
26/02
18:15 Documentário O Tamanco do Samba de Coco
19h Grupo de Coco de Mestre Borges Lucas
19:30 Samba de Coco Origem do Ororubá de Mestre Pirrilha
27/02
18:15 Samba de Coco Irmãs Lopes
19h Cavalo Marinho Boi Teimoso
19:30 Coco de Trupé de Ciço Gomes
28/02
17h Mestre Assis Calixto com Coco Erêmin – apresentação do CD Cavalinho de Barro (abaixo, segue release sobre este trabalho).
17:45 Grupo de Coco de Negros e Negras de Carapuça de Leitão
18:15 Oficina Trupé Coco Raízes
19h Coco Raízes de Arcoverde