A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, liberou, nesta quinta-feira (10/06), o cadastro da vacina contra a Covid-19 para pessoas com deficiência permanente com idade entre 18 e 59 anos. Quem está incluso nesse grupo deve fazer o cadastramento no site https://sertaniavacina.imunizape.com.br/ ou no aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto), que está disponível para Android.
Para fazer o cadastro é preciso anexar laudo médico atualizado, esse mesmo laudo deve ser levado no dia da vacinação, que ainda não tem data definida para esse público. O agendamento será liberado de acordo com a chegada de doses ao município.
Aplicativo Sertânia Vacina, como usar?
Ao baixar o aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto) ou acessar o site, o usuário deve primeiro fazer o cadastro, ao clicar nessa opção será encaminhado para uma página onde precisará informar o grupo prioritário a qual faz parte e anexar uma imagem do RG e do comprovante de residência (O comprovante de residência deve ser exclusivamente da casa onde o cadastrado mora, mesmo que o documento não esteja em seu nome). Depois é só clicar em avançar e preencher um formulário com os dados pessoais solicitados. Nessa etapa será necessário criar uma senha. Depois é só confirmar o cadastro.
O usuário vai receber uma confirmação no e-mail que foi cadastrado. Após essa etapa, ele pode verificar no próprio site ou aplicativo qual grupo está sendo vacinado no momento e se estiver incluído no público atual poderá realizar o agendamento.
Pensando nas pessoas que não têm acesso a internet ou não sabem usar aparelhos eletrônicos, existe no site e no app a opção “Fazer Cadastro para outra Pessoa” e “Fazer agendamento para outra pessoa”. Nesse caso é possível que um cidadão faça esse processo para outro, mas lembrando que o mesmo ficará responsável por comunicar ao cadastrado o dia, horário e local da vacina. Se o interessado não tiver e-mail, pode cadastrar o de outra pessoa e essa deve lhe repassar as informações que foram enviadas para o endereço eletrônico.
A Secretaria de Saúde recomenda que, quem se enquadra nessa situação, pode recorrer a um parente, amigo ou vizinho de sua confiança. O objetivo da Prefeitura é facilitar a vida da população e reduzir filas nos pontos de vacinação.