A partir desta sexta-feira (16/07) o Centro de Atendimento para tratamento da Covid-19 de Sertânia funcionará no anexo do Hospital Maria Alice Gomes Lafayette (Avenida Presidente Vargas). Antes a estrutura funcionava na nova UBSF do bairro Treze de Maio.
Assim como no antigo espaço, os pacientes com sintomas leves da Covid-19 continuarão tendo a disposição todo atendimento de saúde necessário. Além de médico e enfermeiro que atendem das 8h às 16h, sem intervalo para almoço, o local também oferece aos cidadãos que precisarem remédios para tratar os sintomas apresentados.
O paciente é avaliado e pode ser liberado, encaminhado para tratamento e monitoramento domiciliar e, caso precise de internamento, será direcionado ao setor de isolamento do Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette.
Para implantar essa estrutura de combate ao novo coronavírus, Sertânia solicitou credenciamento junto ao Ministério da Saúde. O município precisou cumprir diversos requisitos e foi o primeiro da região do sertão do Moxotó a conseguir a liberação. O espaço é mantido com recursos federais e municipais.
Vale lembrar que alguns dos sintomas da Covid-19 são tosse, febre, dor de cabeça, dificuldade de respiração e falta de paladar e olfato.