A Caravana da Inovação faz sua segunda parada nesta segunda-feira (08/11), a partir das 14h, na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, em Araripina, distante 690 quilômetros do Recife. A região do Araripe em Pernambuco é a maior produtora de gesso do Brasil, responsável por mais de 90% da produção nacional, possuindo as maiores reservas de gipsita (minério utilizado para fabricação do gesso) do país, a maior parte concentrada no dinâmico Polo Gesseiro do Araripe, abrangendo os municípios de Trindade, Araripina, Bodocó, Ipubi e Ouricuri.
A região é um celeiro de oportunidades para desenvolver projetos de sustentabilidade, usando novas tecnologias e inovação para amenizar os impactos ambientais desse processo extrativista. A Caravana da Inovação, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), tem como objetivo mobilizar sociedade, empresas e instituições do Sertão do Araripe para debater a construção de uma nova política de CT&I, que esteja alinhada às necessidades do setor econômico da região, possibilitando melhorias no setor de pesquisa e desenvolvimento do Polo Gesseiro.
Só para ter uma ideia, existem cerca de 40 minas de gipsita instaladas na região. Essa atividade produtiva também conta com aproximadamente 180 empresas calcinadoras, responsáveis pelo processo térmico de transformação da gipsita em pó de gesso.
A Caravana da Inovação também ocorrerá em formato virtual, através de uma plataforma on-line, para que todos os pernambucanos possam colaborar e participar das atividades e debates.
Se programe, participe e colabore. Políticas públicas são feitas com a participação de todos!
Acesse o site https://www.caravana.pe.gov.br/ e faça sua inscrição.