O Tribunal de Contas disponibilizou uma página no site da instituição com todas as informações sobre a auditoria realizada nas escolas públicas dos 184 municípios de Pernambuco, que mostrou a infraestrutura das unidades de ensino municipais. Clique aqui para acessar.
Na página, o cidadão pode consultar os relatórios feitos pelos auditores sobre cada uma das 800 escolas visitadas, bem como os encaminhamentos a partir de um painel que reúne os principais problemas identificados.
É possível acessar, ainda, o resumo das ações e as legislações atinentes ao assunto.
“A Escola de Contas realizou o apoio necessário para a elaboração da página em que é possível fazer consultas customizadas e de acordo com a busca de informações de interesse do cidadão”, explicou Adriana Arantes, Responsável pela Coordenadoria de Controle Externo do TCE.
O trabalho realizado pela equipe de fiscalização e divulgado em setembro passado apontou problemas estruturais em pelo menos 60% das unidades de ensino municipais inspecionadas. Segundo Adriana, o objetivo central da ação é a promoção da qualidade de vida e das condições de aprendizado dos estudantes, o que vai muito além da responsabilização de gestores. “Todos os relatórios de auditoria estão acompanhados de fotografias e evidências coletadas pelas equipes. Além disso, é importante destacar que o levantamento foi realizado no primeiro ano de mandato das gestões sendo uma grande oportunidade de construir um plano de ação sólido”, disse Adriana.
Atualmente o TCE vem firmando termos de ajuste de gestão – TAGs, com as prefeituras, definindo ações e prazos para correção dos problemas identificados. Já assinaram acordos as prefeituras de Aliança e Cumaru. Na próxima quarta-feira (17) está prevista a assinatura do termo com a prefeitura de Agrestina. A implementação das ações será acompanhada pelo Tribunal.
Confira alguns dos problemas identificados pela auditoria:
– 34% das escolas inspecionadas têm banheiros para uso exclusivo dos alunos
– Em 32% delas há estruturas separadas para meninos e meninas.
– Quase 90% não dispõem de banheiros adaptados para quem precisa de cadeira de rodas.
– 46% das 800 escolas visitadas têm sabonete para higienização das mãos.
– Cerca de 7% das escolas inspecionadas não têm conexão com a internet.
– 85% contam com fossas ou sumidouros como sistema de esgotamento sanitário.
– 53% das escolas não têm espaços de aula acessíveis para cadeirantes.
– Em 5% dos estabelecimentos não há fornecimento de energia elétrica.
– 79,4% das salas dispõem de ponto de iluminação artificial funcionando.
– Em 45% delas, há material de orientação sobre medidas de proteção contra o novo coronavírus, a exemplo de cartazes e banners.
– Tapetes para sanitização de calçados estão presentes em 32% das unidades e, em 33%, há fornecimento de máscaras aos alunos.