Marcada para o último dia permitido dentro do calendário eleitoral, a convenção conjunta da Frente Popular – que reúne um total de nove partidos – está confirmada para a próxima sexta-feira, dia 5, a partir das 14h, no Clube Português. A convenção vai homologar as candidaturas de Danilo Cabral (PSB) a governador, Luciana Santos (PCdoB) a vice e Teresa Leitão (PT) para o Senado.
A expectativa, depois que todos os candidatos da oposição já realizaram suas convenções, é sobre a força que os governistas vão mostrar durante o evento. Segundo os organizadores, estão sendo previstas as participações de caravanas com apoiadores e militantes de todo o Estado. Ao contrário do que se especulou, fontes socialistas afirmam que nunca houve a expectativa de trocar o evento pelo Classic Hall – onde ocorreu a convecção da candidata Marília Arraes (SD).
O Clube tem capacidade para receber 12 mil pessoas e a expectativa é que ele lote durante o evento.
Na prática, de forma bastante diferente do que aconteceu nos outros anos, as convenções se tornaram o ponto final da fase de pré-campanha – uma vez que a maioria dos candidatos majoritários, incluindo os cinco que disputam o Governo do Estado – já estão percorrendo o Estado desde os primeiros meses deste ano. Com a chapa majoritária já definida há alguns dias, a convenção da Frente não deverá trazer nenhuma novidade.
Deverão participar da convenção, além dos três candidatos principais, os nomes que vão concorrer às vagas de deputado estadual e federal, além de lideranças da legenda como o governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife, João Campos, e o senador Humberto Costa. Por enquanto, não há qualquer previsão da presença de dirigentes nacionais como o presidente do PSB, Carlos Siqueira.