A Prefeitura de Sertânia começou nesta segunda-feira (08/08) a ofertar o serviço de inserção gratuita de Dispositivo Intrauterino (DIU) às mulheres do município. Uma atividade especial da Secretaria de Saúde em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco aconteceu para atender as primeiras 107 mulheres contempladas. O ato ocorreu na UBSF Nova Sertânia.
Para receberem o dispositivo, elas realizaram cadastro prévio na Unidade de Saúde da área em que residem e fizeram testes de HIV e sífilis e exame Beta HCG para detecção de uma possível gravidez. Todos feitos de forma gratuita no Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette.
Mais de 40 profissionais estiveram envolvidos diretamente na ação, entre médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, recepcionistas, serviços gerais e motoristas. Participaram, ainda, do momento inaugural o prefeito Ângelo Ferreira; Secretária de Saúde, Mariana Araújo; Coordenadora de Atenção à Saúde da 6ª Geres, Rosimery Nunes; Chefe da equipe de profissionais, médico Adriano Tavares; além dos demais secretários municipais.
A Secretária de Saúde de Sertânia, Mariana Araújo disse que a iniciativa busca ajudar no apoio ao planejamento familiar. “A inserção gratuita do DIU é mais uma opção de método contraceptivo que o município está ofertando às mulheres de Sertânia. Antes ele era realizado apenas pelo ginecologista, agendado através da nossa Central de Regulação. Hoje o serviço está sendo oferecido na Atenção Básica, onde todos os profissionais estão aptos a fazer a inserção do dispositivo. O principal intuito é reduzir casos de gravidez não desejada”, conta.
Em breve a Prefeitura estará divulgando as unidades pilotos que vão fazer a inserção do DIU.
DIU
O Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, que é fornecido pelo município, tem a durabilidade de dez anos e teste de comprovação de eficácia de 99%. É uma das técnicas mais eficazes para evitar a gravidez e pode ser usada em qualquer idade de período reprodutivo, sem prejudicar a fertilidade.Quando a mulher desejar engravidar ela pode retirar a qualquer momento na própria UBSF.
É um procedimento seguro e tudo é feito com supervisão e acompanhamento da equipe de saúde. As mulheres passam por todo um processo de explicação sobre o que é o DIU e como funciona, realizam exames médicos até chegar o dia da inserção do aparelho.
Após a colocação é feita uma revisão com 30 dias com médico ou enfermeiro da sua unidade e depois é necessário um exame citológico anualmente.