O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu toda as candidaturas do PCO nas eleições deste ano e negou mais de 100 pedidos de candidatos a deputado no estado. Com isso, o único candidato ao governo a ser impedido de concorrer é Ubiracy Olímpio (PCO), já que os outros dez inscritos foram aprovados pela Justiça Eleitoral.
Todas as candidaturas do PCO foram indeferidas, porque o partido não tem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Em Pernambuco, a mesma situação ocorreu nas eleições municipais do Recife, em 2020, e nas eleições de 2018.
O PCO já entrou com recurso na Justiça Eleitoral, pedindo que a chapa seja deferida. O prazo para que a Justiça Eleitoral julgasse as candidaturas terminou na segunda-feira (12).
Foram analisados 1.138 pedidos de registro, entre candidatos a governador, vice, senador e suplentes, além de deputados federais e estaduais.
Foram indeferidas 104 candidaturas. Dez delas, sendo quatro para deputado estadual e seis para federal, ainda estão aguardando julgamento.
Isso porque apresentaram pedidos de substituição de nomes ou porque os juízes pediram vista para os processos.
De acordo com o TRE, a maioria dos candidatos é para o cargo de deputado estadual. São 613 nomes, dos quais 61 foram indeferidos. Sete já apresentaram recurso ao TRE. Além disso, 19 candidatos a deputado estadual renunciaram às candidaturas.
Atualmente, constam como deferidos 527 candidatos, dos quais dois ainda têm recursos impetrados por adversários políticos.
Na esfera federal, dos 474 candidatos que deram entrada no pedido de registro, 21 renunciaram. Quarenta postulantes tiveram os nomes indeferidos, mas dez já apresentaram recursos.