A governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (30), os nomes de outros novos secretários de governo de Pernambuco e gestores que vão assumir na segunda-feira (2), primeiro dia da nova gestão. O anúncio foi feito um dia após a divulgação dos oito primeiros nomes que vão compor o alto escalão do governo.
Atualmente, Pernambuco tem 22 secretarias, além da Procuradoria-Geral do Estado. A previsão é de que, no sábado (31), sejam divulgados novos nomes, e que seja divulgada a nova estrutura organizacional do governo do estado.
LEIA TAMBÉM:
Os nomes anunciados nesta sexta-feira são os seguintes:
- Secretaria de Saúde: Zilda do Rego Cavalcanti;
- Secretaria de Educação e Esportes: Ivaneide Dantas;
- Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas: Carolina Cabral;
- Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha: Ana Luíza Ferreira;
- Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento: José Almir Cirilo;
- Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura: Evandro Avelar;
- Chefia de Gabinete: Eduardo Vieira;
- Secretaria de Administração: Ana Maraíza;
- Secretaria da Fazenda: Wilson José de Paula;
- Secretaria da Casa Civil: Túlio Vilaça;
- Secretários Executivos da Casa Civil: Arthur Neves, Rubens Júnior e Igor Cadena;
- Assessoria Especial: Fernando Holanda;
- Controladoria-Geral do Estado: Érika Lacet;
- Procuradoria Geral do Estado: Bianca Teixeira;
- Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional: Fabrício Marques Santos;
- Secretaria de Justiça e Direitos Humanos: Lucinha Mota;
- Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo: Amanda Aires;
- Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Mauricélia Vidal;
- Administração de Fernando de Noronha: Thallyta Figueirôa;
- Secretaria de Projetos Estratégicos: Diogo Bezerra;
- Secretaria Executiva de Comunicação: Manoel Medeiros Neto.
Confira, abaixo, o perfil de cada um deles:
Secretaria de Saúde: Zilda do Rego Cavalcanti
Zilda do Rego Cavalcanti — Foto: Divulgação
Zilda do Rego Cavalcanti é formada em Medicina, já foi diretora do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, na Bahia. É médica geriatra com área de atuação em medicina paliativa e mestra em medicina interna pela UFPE. Foi coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco e, atualmente, coordena a residência de medicina paliativa do Imip, no Recife. Também é conselheira e secretária-geral do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e tutora de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
Secretaria de Educação e Esportes: Ivaneide Dantas
Ivaneide Dantas — Foto: Divulgação
Ivaneide Dantas é doutora em Administração e tem mestrado e especialização em Administração Pública, além de Administração e Planejamento de Recursos Humanos. É bacharela em Psicologia e em licenciatura plena em Ciências Biológicas.
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas: Carolina Cabral
Carolina Cabral — Foto: Divulgação
Carolina Cabral foi Secretária de Planejamento Orçamento e Gestão e também secretária executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa em Caruaru, cidade governada por Raquel Lyra por dois mandatos. É graduada em Comunicação Social, tem especialização em Primeira Infância e em Administração Pública.
Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha: Ana Luíza Ferreira
Ana Luiza Ferreira — Foto: Divulgação
Ana Luiza Ferreira é bacharela em Administração de Empresas, mestre em Políticas Públicas e doutora em Ciência Política. Atua desde 2009 com financiamento para investimentos de longo prazo e é certificada pelo Instituto CFA em Investimentos ESG (investimentos que consideram o meio ambiente, o social e a governança). Iniciou a carreira profissional no Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington, nos Estados Unidos. Coordenou a implantação do primeiro escritório da Endeavor no Nordeste do Brasil e teve passagens pelo Citibank e Amcham.
Recursos Hídricos e Saneamento: José Almir Cirilo
José Almir Cirilo — Foto: Divulgação
É graduado em Engenharia Civil desde 1977, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Campus Acadêmico do Agreste.
Já exerceu diversas funções de gestão nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente e ciência e tecnologia. Entre elas, secretário de Recursos Hídricos e Energéticos e secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, nas gestões dos governadores Eduardo Campos (PSB) e Paulo Câmara (PSB) e do pai de Raquel Lyra, João Lyra Neto, que era do PSB. Participou da diretoria do Comitê da Bacia do Rio São Francisco e foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Também é membro das Academias de Engenharia e de Ciências de Pernambuco.
Mobilidade e Infraestrutura: Evandro Avelar
Evandro Avelar — Foto: Divulgação
Evandro Avelar é formado em Engenharia Civil e já foi secretário estadual das Cidades, de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, e presidente do Porto de Suape. Também foi diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e atuou como secretário municipal em diversos municípios pernambucanos.
Chefia de Gabinete: Eduardo Vieira
Eduardo Vieira — Foto: Divulgação
Eduardo Vieira é formado em administração de empresas e atuou como Chefe de Gabinete durante a primeira gestão de Raquel Lyra como prefeita de Caruaru. Foi secretário de governo na segunda gestão e também trabalhou como Assessor Especial na prefeitura de Caruaru.
Secretaria de Administração: Ana Maraíza
Ana Maraíza — Foto: Divulgação
Ana Maraíza é advogada há 15 anos e é pós-graduada em Direito Público. Foi presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev) e secretária de Administração de Caruaru, bem como secretária de Educação da cidade.
Secretaria da Fazenda: Wilson José de Paula
Wilson José de Paula — Foto: Divulgação
Wilson José de Paula foi coordenador da Unidade de Inteligência Fiscal, subsecretário da Receita Federal, secretário-adjunto e secretário da Fazenda do Distrito Federal. Tem especialização em Finanças Públicas e é pós-graduado em Administração e Política Tributária, além de ser graduado em História.
Secretária da Casa Civil: Túlio Vilaça
Túlio Vilaça — Foto: Divulgação
Túlio Vilaça é advogado e é pós-graduado em Direito Administrativo, especialista em Recuperação Judicial e Falências. Foi conselheiro estadual da OAB/PE; membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB/PE, subcomissão de Recuperação Judicial e Falências; membro da Comissão de Precatórios da OAB/PE; membro da Comissão Eleitoral da OAB/PE; procurador-geral de Caruaru e secretário da Fazenda da cidade.
Secretários-executivos da Casa Civil:
Arthur Neves
Arthur Neves — Foto: Divulgação
Arthur Neves é advogado e pós-graduado em Direito Administrativo. É pesquisador na área de inovação e governança digital no setor público e também já atuou na iniciativa privada, exercendo funções de diretor administrativo e financeiro no terceiro setor e na área educacional, na cidade de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Atua como articulador e assessor político desde 2012.
Rubens Júnior
Rubens Júnior — Foto: Divulgação
Rubens Júnior é graduado em História e pós-graduado em Gestão Pública. Foi superintendente da TV Pernambuco, secretário de Governo e presidente da Fundação de Cultura de Caruaru. Também foi chefe de Gabinete do ex-governador João Lyra Neto, pai de Raquel Lyra.
Igor Cadena
Igor Cadena — Foto: Divulgação
Igor Cadena é advogado com especialização em Direito Público, especialista e mestre em Ciência da Educação. Também é professor dos cursos de graduação na área do Direito e tem experiência em assessoria parlamentar e em gestão pública na área de educação.
Assessoria Especial: Fernando Holanda
Fernando Holanda — Foto: Divulgação
Fernando Holanda é formado em Administração e em Comunicação Social, e tem MBA em Gestão Empresarial. É empresário e foi executivo e sócio de empreendimentos na área de turismo. Também é presidente do Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco e coordenou o plano de governo da governadora eleita.
Controladoria-Geral do Estado: Érika Lacet
Érika Lacet — Foto: Divulgação
Érika Lacet é bacharela em Direito, pós-graduada em Direito Tributário e tem MBA em Gestão de Projetos, certificada em Implementação da LGPD pela Privacy Academy, certificada em Governança e Gestão de Riscos. É procuradora do Estado de Pernambuco e já foisecretária da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco.
Procuradoria Geral do Estado: Bianca Teixeira
Bianca Teixeira — Foto: Divulgação
Bianca Teixeira é procuradora do Estado concursada desde 1998, e já exerceu os cargos de procuradora chefe-adjunta da Procuradoria da Fazenda Estadual, procuradora geral adjunta do Estado e procuradora geral do Estado. Advogada, ela tem especialização em Direito Civil e em Direito Tributário.
Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional: Fabrício Marques Santos
Fabrício Marques Santos — Foto: Divulgação
Fabrício Marques Santos é mestre em Economia e foi secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, além de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). Trabalha no setor público há mais de 15 anos e, em Alagoas, exerceu o cargo de secretário executivo da Secretaria da Fazenda e foi presidente do Conselho de Concessões e PPPs do governo daquele estado. Também foi presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de Maceió.
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos: Lucinha Mota
Lucinha Mota — Foto: Divulgação
Lucinha Mota é ativista social e humanitária na luta por justiça e pelo respeito aos Direitos Humanos. É graduanda em Direito e suplente de deputada estadual por Pernambuco. Ficou nacionalmente conhecida na busca por justiça após o assassinato da filha, Beatriz, que tinha 7 anos, em 2015. Ela também é professora municipal em Petrolina, no Sertão, e foi professora no município de Juazeiro (BA).
Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo: Amanda Aires
Amanda Aires — Foto: Divulgação
Amanda Aires é economista e mestra em Economia, com dissertação premiada no III Prêmio de Economia Bancária promovido pela Febraban. É doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e pela Universidade de Laval, no Canadá. É professora do mestrado profissional de Gestão Empresarial.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Mauricélia Vidal
Mauricélia Vidal — Foto: Divulgação
Mauricélia Vidal é administradora, mestre em Economia e doutoranda em Administração. Cursou o programa internacional de desenvolvimento de carreira Catalyst, na Adtalem Global Education, e atua como Avaliadora do Inep para credenciamento de instituições de ensino superior, autorização e reconhecimento de cursos de graduação. Foi coordenadora do curso de Administração, diretora acadêmica, diretora executiva e reitora da Unifavip. Em 2012, tornou-se diretora regional do Nordeste do grupo americano Adtalem Global Education.
Administração de Fernando de Noronha: Thallyta Figueirôa
Thallyta Figueirôa — Foto: Divulgação
Thallyta Figueirôa é graduada em Administração com MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão de Pessoas. Foi presidente da Central de Abastecimento de Caruaru, no Agreste, e secretária executiva de Desenvolvimento Rural da mesma cidade, onde também exerceu o cargo de secretária de Desenvolvimento Rural.
Projetos Estratégicos: Diogo Bezerra
Diogo Bezerra — Foto: Divulgação
Diogo Bezerra é economista e doutor em Engenharia de Produção. Professor do Núcleo de Gestão da Universidade Federal de Pernambuco e, anteriormente, lecionou em diversas faculdades e pós-graduações no Recife e em São Paulo na área de gestão. Foi secretário da Fazenda, de Planejamento Gestão e Orçamento, presidente da Autarquia de Urbanismo e Meio Ambiente (URB) e presidente da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte (AMTTC) de Caruaru. É autor de livro e artigos sobre economia.
Secretaria-Executiva de Comunicação: Manoel Medeiros Neto
Manoel Medeiros Neto — Foto: Divulgação
Manoel Medeiros Neto é jornalista e economista. Também é especialista em Planejamento e Gestão Pública.
Informações: JCOnline