O Banco do Nordeste (BNB) passou a oferecer, em maio, um novo programa de crédito voltado a empresários que possuem franquias ou desejam trabalhar como franqueados na sua área de atuação: o FNE Franquias. O novo programa atende a empreendimentos de todos os portes e oferece taxa de juros a partir de 0,65% ao mês e prazos de até 12 anos, sendo até quatro de carência.
O FNE Franquias financia até 100% dos valores investidos para a implantação, expansão, modernização e relocalização de empreendimentos, incluindo aquisição de máquinas, equipamentos e veículos, capital de giro associado e taxa de franquia. Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Segundo o superintendente de Negócios com Empresas e Governo do BNB, Emiliano Estevão da Paz Portela, o objetivo é facilitar o acesso para empreendedores que desejam investir em seus negócios. “O Banco do Nordeste possui, desde 2006, relacionamento com a Associação Brasileira de Franchising e com empresas franqueadoras. Agora, com uma linha específica onde, inclusive, a taxa de franquia pode ser financiada, o Banco está dando ainda mais atenção a esse segmento”, afirma.
De acordo com o executivo, o BNB já vinha realizando financiamentos de franquias. “Nos últimos anos, nós financiamos cerca de R$ 60 milhões somente com duas marcas com as quais temos acordo comercial firmado”, afirma. Emiliano explica que a maior parte das operações ocorre dentro do segmento de Micro e Pequenas Empresas (MPE), que possui orçamento superior a R$ 6,6 bilhões para 2023. Mas reitera que os demais portes podem acessar o financiamento.
O FNE Franquias está disponível para empresas em toda área de atuação do Banco do Nordeste, que abrange os estados nordestinos e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.