Reféns da Seca será lançado hoje em Sertânia

Será lançado nesta quinta-feira, 19, o livro Reféns da Seca, o mais novo trabalho do jornalista Magno Martins. A solenidade será na Câmara de Vereadores, a partir das 19:00h.

Em novembro do ano passado, quando a mídia ainda não havia despertado para a gravidade deste quadro, o jornalista pernambucano Magno Martins, editor do Blog do Magno, percorreu 7,2 km pelos bolsões atingidos pelo fenômeno entre os Estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Nas suas andanças, usando apenas um smartphone para documentar as imagens, o repórter penetrou num mundo de sofrimento, habitado pelos verdadeiros excluídos nordestinos. Traçou um cenário dramático, mas irretocável, reacendendo o debate da velha “indústria da seca”, e pinçando, ao final, verdadeiros “severinos” que compõem o painel do livro Reféns da Seca.

É uma edição da Carpe Diem, editora responsável por grandes sucessos no País. “O livro retrata personagens que nunca conseguiram escapar das garras do flagelo da seca, deserdados, sem bolsa-família, sem-teto, sem nada”, diz Magno.

Reféns da Seca, segundo o escritor, não fica apenas no campo da denúncia social e do que pinçou de desgraça rastreada pela longa seca. Vai mais além e mostra que o fenômeno tem solução, mas precisa de decisão política. Uma das alternativas é o projeto Base Zero, do engenheiro José Arthur Padilha, objeto de um capítulo específico do livro. O livro mostra, ainda, a experiência de Israel, que produz abundantemente em pleno deserto, passando também pelo exemplo chinês na retirada do papel do seu projeto de transposição de águas, o que vem sendo feito igualmente no Brasil, mas com resultados duvidosos, atrasos e contestações de estudiosos.

Serviço: Lançamento do livro Reféns da Seca, do jornalista Magno Martins

Data: 19 de dezembro

Hora: 19:00h

Local: Câmara de Vereadores de Sertânia

Deixe um comentário