Apesar da chuva que caiu em Sertânia, um bom público compareceu na noite desta quinta-feira (19), à Câmara de Vereadores para o lançamento do livro Reféns da Seca escrito pelo jornalista Magno Martins.
Entre os presentes estavam o deputado estadual Ângelo Ferreira; o prefeito Guga Lins (PSDB); o presidente da Câmara de Vereadores, prof. Ivan; a ex-prefeita Cleide Ferreira, além de outros políticos, professores, empresários, profissionais de imprensa loca, entre outros.
Durante sua fala, Magno Martins fez uma explanação sobre como realizar o trabalho que resultou no livro.
“O Brasil tinha que saber da gravidade da seca que assola o Nordeste. E a mídia nacional só voltou os olhos para o problema, depois que comecei a publicar no meu blog uma séria de reportagens sobre a triste realidade da região”, disse Magno que percorreu 7,2 km pelos bolsões atingidos pelo fenômeno entre os Estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba.
Magno também afirmou que há soluções para diminuir os efeitos da seca a exemplo do projeto Base Zero, do engenheiro José Arthur Padilha. A experiência de Israel, que produz abundantemente em pleno deserto, e o exemplo chinês na retirada do papel do seu projeto de transposição de águas. “O que falta no Brasil é que as políticas públicas sejam executadas de verdade. A transposição do rio São Francisco, corre um serio risco de se transformar em um grande elefante branco. A obra esta sendo usada como fins eleitorais”, concluiu o jornalista.
Já o deputado Ângelo Ferreira, parabenizou Magno pelo excelente trabalho e afirmou que a seca é um fenômeno natural e sempre estará presenta na vida do nordestino. “Temos que saber conviver com a seca, e amenizar os problemas trazidos por ela através de vontade política e recursos financeiros”, disse Ângelo.
Nesta sexta-feira (20), Magno Martins lançará o seu mais novo trabalho em Afogados da Ingazeira.
Confira algumas fotos do evento:
Já vi que vocês não tinham o que fazer mesmo, prestigiar magno martins lançar um livro com um tema pra lá de batido, aproveitando a situação!! Deus deu o troco e mandou chuva, muita chuva. E só queria ver a cara do autor do tal livro, vendo a chuva despencar de propósito!!