A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) recebeu, na manhã da última sexta-feira (8), dez computadores doados pelo Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC/CRC) para o Parque Profissionalizante da Funase, localizado no bairro de Afogados.
Os computadores serão utilizados para a realização de cursos vinculados ao IEC como reparo de celulares, reparo de computadores e mídias sociais para empreendedores, bem como outros cursos de profissionalização oferecidos pelo Parque Profissionalizante da Funase.
A superintendente de Planejamento e Orçamento da Funase, Angélika Veríssimo, explica que contar com esse tipo de parceria é uma grande alegria. “A partir do momento que temos o apoio desses parceiros, que investem nessa responsabilidade social da Funase, nós acabamos entregando para a sociedade jovens, adolescentes, meninos e meninas que possam ter mais oportunidades no mercado de trabalho”.
O diretor do IEC, Sávio França, alega que “há muito tempo a gente sonhava com essa parceria e com a possibilidade de impactar a vida dos jovens acolhidos pela instituição, afinal, isso faz parte da nossa essência e estamos nos aproximando e recebendo o voto de confiança da Funase”.
Já o fundador do IEC, o Irmão Marista Vicente Falqueto, entende que quando temos adultos com dificuldade de adentrar o mundo da tecnologia é porque lhe faltaram oportunidades. “Certamente, muitos que estão nas políticas das medidas socioeducativas porque não tiveram oportunidades. Para que não voltem a cometer atos infracionais, nós queremos dar a oportunidade deles e delas ressignificarem sua vida”.
O Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire da Funase, que completa 3 anos de existência também na sexta-feira, é responsável pela oferta de cursos profissionalizantes de jovens em cumprimento de medida em Pernambuco. Atualmente, o Parque conta com cinco laboratórios e sala multifuncional onde são ofertados cursos para mais de 50 socioeducandos, que vão desde corte de cabelo até instalação de câmeras de segurança e marketing.
O Instituto de IEC é uma instituição que recolhe lixo eletrônico de empresas, pessoas e governos e faz a remanufatura reversa do material, transformando-os em novas máquinas e doando uma parte dos computadores produzidos no processo.
Estiveram presentes também: o coordenador do Parque Profissionalizante, Valdir Peixoto; a assessora técnica da Superintendência da Política de Atendimento, Ubiracira Lima; e a assessora jurídica da presidência, Isabela Lima.