O Mães de Pernambuco, lançado pela governadora Raquel Lyra na última segunda-feira, já se destaca como o maior programa de transferência de renda e combate à fome do Norte e Nordeste, beneficiando mais de 25 mil mulheres. Essas beneficiárias representam 25,2% do total de 100 mil mães que serão atendidas pelo programa. O cadastramento identificou mais de 82 mil pernambucanas elegíveis e liberadas para receber o auxílio mensal de R$ 300. Para verificar se foi selecionada, a mulher deve acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br, inserir o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento. O prazo para confirmação do interesse em participar do programa vai até 25 de abril.
Ao permanecer no programa durante todo o ano, a mãe receberá um reforço total de R$ 3,6 mil no orçamento familiar. Raquel Lyra destaca a importância do Mães de Pernambuco como prioridade do governo, garantindo dignidade às mulheres pernambucanas em situação de extrema vulnerabilidade social. Os recursos já estão assegurados, e os pagamentos começarão a ser realizados a partir de maio.
De acordo com levantamento da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, 25.289 mulheres já estão confirmadas no programa, beneficiando 30.746 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. Dessas, 8.813 são do Agreste, 7.624 do Sertão, 5.309 da Região Metropolitana do Recife e 4.169 da Zona da Mata. Jaboatão dos Guararapes lidera entre os municípios com mais mulheres atendidas (1.117), seguido por Petrolina (952), no Sertão, e Recife (654).