Na última quinta-feira, dia 18, o Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú realizou inauguração do Espaço Maker. Um ambiente de construção onde o conhecimento é criado a partir do fazer, colocando literalmente a mão na massa. Esse é o primeiro laboratório do tipo na Região. Ele tem o compromisso com as causas sociais, a educação, o compartilhamento de conhecimento, a participação social, a criatividade e o desenvolvimento econômico sustentável. Esses ambientes estão relacionados às tecnologias digitais de fabricação, como impressoras 3D.
A iniciativa foi marcada também por uma formação para utilização do espaço. Em dois horários, uma turma formada por 52 alunos, terão aulas teóricas pela manhã e práticas, à tarde.
Nesse curso, será promovida uma reflexão sobre a importância das tecnologias de materialização digital e metodologias maker na educação básica, além do estímulo ao desenvolvimento de inovação.
A ideia é capacitar professores e estudantes do ensino fundamental e médio para a utilização de tecnologias de fabricação digital e metodologias maker em sala de aula. Para este treinamento, o público-alvo é formado por 2 alunos e 1 professores de cada escola do município, do sexto ao nono ano.
“Está sendo uma experiência muito boa. Os alunos, inclusive da Zona Rural, estão tendo essa oportunidade de conhecer esse laboratório. Uma novidade muito proveitosa, que está tendo a aprovação de todos que estão aprendendo no laboratório”, comentou a secretária de Educação, Simoni Laet.