O Detran estará nas mãos do Partido Progressistas . Se tudo ocorrer conforme o combinado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deve anunciar até amanhã o nome já indicado pela legenda.
A gestora pediu uma pessoa com perfil técnico e pulso firme para comandar o órgão que tem a terceira maior arrecadação do Estado, perdendo apenas para a Secretaria da Fazenda e a Copergás. O Detran, que tem 24 unidades, as chamadas Ciretrans, espalhadas por todas as regiões, dispõe para este ano de um orçamento de aproximadamente R$ 1 bilhão.
Com a decisão, a governadora atesta que não deixará no Governo quem trabalha na contramão. Desde o início da administração, no ano passado, entregou o Detran ao presidente do PL em Pernambuco, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira. E o Prorural ao deputado federal Coronel Meira.
Mas a bancada do partido na Assembleia se posicionou contrária ao projeto apresentado pelo Executivo, propondo o fim das faixas salariais na Polícia Militar. Foi o fio de que precisava para afastar os bolsonaristas da sua gestão. E fortalecer o PP que tem o dobro de deputados e fidelidade à gestão.
As alterações não param por aí. A governadora também tirou do caminho o presidente da Junta Comercial, Gabriel Cavalcante, nome ligado ao presidente estadual do MDB, Raul Henry. O partido reforçou, em março, apoio à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Exonerou ainda o gerente administrativo da Jucepe, Carlos Alberto de Moura Sales.
A expectativa agora é se vai manter a secretária de Desenvolvimento Profissional, Amanda Aires. Ela não é ligada ao MDB, mas seu nome foi uma sugestão de Henry. Mais mudanças virão.
Informações: Folha Política