A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente, deflagrou a Operação Pedra de Cantaria, no Distrito de Encruzilhada de São João, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. A ação foi motivada pelo crime ambiental da extração ilegal de minério, que fica na “Pedra de Cantaria”, extraída à margem esquerda da BR-232.
Segundo a Polícia Civil, foi identificado que grupos de trabalhadores exercem essa atividade de extração ilegal da pedra com usurpação de minério da união, atividade ilegal, motivada pela investigação preliminar da CPRH, e constatada no local do terreno.
Ainda de acordo com a polícia, no local foram observados veículos dos tipos caminhões caçamba para carregamento dessas pedras, retro escavadeira, pás, cunhas, marteletes, pólvora, fios, machados, marretas, mais de 30 trabalhadores usando ferramentas e maquinários, onde foi constatado explosivos no local.
Os trabalhadores clandestinos e ilegais que estavam na pedreira e foram levados às delegacias de Caruaru para as medidas cabíveis.