A partir desta sexta (2), escritores de todo o Estado podem se inscrever, até dia 2 de março, para o II Prêmio Pernambuco de Literatura. O concurso tem o objetivo de fomentar a produção literária em todas as macrorregiões do estado, democratizando o acesso ao livro e promovendo a distribuição e circulação da literatura contemporânea pernambucana. O edital foi lançado pelo governo do Estado de Pernambuco, através da Secult/Fundarpe e da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)
Além das publicações dos títulos vencedores pela Companhia Editora de Pernambuco, com tiragem de mil exemplares, serão dados até 5 prêmios no valor de R$ 5mil para cada um dos vencedores em cada macroregião e 1 prêmio especial de R$ 15 mil para um dos cinco finalistas ganhador do Grande Prêmio.
Segundo o coordenador de Literatura da Fundarpe e Secult, Wellintgon de Melo, “o prêmio se mostra com uma função dupla de revelar novos nomes, que não têm tanto acesso a meios de publicação de autores consagrados, a exemplo do ganhador do ano passado, Bruno Liberal. Como também trazer ao público as obras de autores consagrados, como Fernando Monteiro e Delmo Montenegro, também ganhadores da edição anterior”.
“Ano passado foram 192 inscrições, 36 cidades fizeram inscrição e a gente imagina que pra esse ano tenha uma ampliação desse número, já que é a segunda edição do prêmio”, destaca Wellington. Os vencedores da edição anterior terão seus livros lançados em março de 2014. O edital pode ser encontrado no site www.fundarpe.pe.gov.br.
Serviço
Coordenadoria de Literatura da Secult-PE
R. da União, 263, 1º andar – Boa Vista
literatura.secultpe@gmail.com
3184.3166, 3183.2700
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta, das 8h às 17h