Arcoverde receberá sede definitiva da Justiça Federal

O Conselho da Justiça Federal (CJF), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e a Justiça Federal em Pernambuco têm a honra de anunciar a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental para a construção da sede definitiva da Subseção Judiciária de Arcoverde. O evento acontecerá no dia 18 de junho, às 10h, na sede atual da Subseção, localizada na Rodovia BR 232, s/n – Km 258.

A cerimônia contará com a presença do Secretário-Geral do CJF, Juiz Federal Daniel Marchionatti Barbosa, do desembargador federal do TRF5, Élio Wanderley de Siqueira Filho, da Vice-Diretora do Foro da JFPE, Juíza Federal Amanda Torres de Lucena e da Diretora da Subseção de Arcoverde, Juíza Federal Danielli Farias Rabêlo Leitão Rodrigues. O novo edifício foi projetado com recursos advindos do CJF, com base em critérios rigorosos de sustentabilidade, e serviu como projeto piloto para a introdução da metodologia BIM (Building Information Modeling) na área de projetos de arquitetura e engenharia do CJF.

A arquitetura da nova sede foi desenvolvida considerando a geolocalização e o clima local, otimizando o uso de iluminação natural e incorporando elementos como brises e cobogós para sombreamento, que reduzem a necessidade de climatização e aumentam o conforto bioclimático. O projeto inclui também pátios internos, ventilação cruzada e ampla utilização de vegetação, contribuindo para o conforto térmico e a saúde física e mental dos usuários. No estacionamento, haverá pisos drenantes, permitindo a infiltração de águas pluviais no solo.

O projeto de paisagismo valoriza a biodiversidade vegetal adaptada ao clima local, reduzindo custos de manutenção e o consumo de água. Materiais de acabamento foram selecionados com foco na durabilidade e baixo custo de manutenção, priorizando a utilização de recursos locais. As instalações hidráulicas contarão com torneiras e válvulas de fechamento automático para economia de água. Luminárias de LED, reconhecidas pelo baixo consumo energético, serão utilizadas na iluminação.

Em relação à climatização, serão utilizados equipamentos do tipo VRF, que oferecem controle individualizado e maior eficiência energética. Além disso, a cobertura do edifício incluirá um espaço para instalação de energia fotovoltaica.

HISTÓRIA – Em 17 de março de 2011, foi instalada a 28ª Vara da Justiça Federal em Arcoverde, criada por meio da Lei nº 12.011/2009. Situada no Sertão do Moxotó, a Subseção atende aos municípios de Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa.

Da Folha das Cidades