O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), tem uma informação importante para os servidores ativos, aposentados e pensionistas. É que o Sistema de folha de pagamentos mudou. Mais moderno e seguro, o novo sistema traz mais transparência nas informações do contracheque, que pode ser conferido no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pe.gov.br). Os mais de 250 mil servidores que precisarem, nesse momento, consultar contracheque, agendar perícia médica ou cadastrar nova senha para o PEConsig já podem fazê-lo no endereço.
Para a secretária executiva de Gestão de Pessoas, Luciana Pires, a mudança de sistema fortalecerá a gestão de pessoas do Estado. “Esse é um momento histórico. Agora o servidor terá um único local onde ele encontrará todas as suas informações funcionais”, avaliou. Luciana lembrou ainda que recentemente essas mudanças foram devidamente explanadas durante palestra para as ouvidorias e Centrais de Atendimento ao Servidor dos órgãos do Poder Executivo Estadual.
Segundo o gerente Geral de Inovações e Processos de Pessoal da SAD, Luís Araújo, o SGP-PE iniciou sua utilização paralela a partir do mês de abril, momento que culminou com o desligamento do antigo sistema neste mês de julho, período este de transição entre a ferramenta anterior (SADRH) e o novo sistema, que é mais seguro e moderno.
“A missão que a SAD teve foi de sair de uma plataforma que é exclusiva para pagamento de pessoal, para uma ferramenta de gestão de pessoas. Isso é uma diferença bem significativa porque um único sistema passa a integrar perícias médicas, dados cadastrais, folha de pagamento, controle de treinamentos, progressão e avaliação de desempenho”, destacou Luís.
Ainda de acordo com ele, apesar da mudança na matrícula dos servidores, essa nova informação não é necessária para acessar o novo Portal do Servidor. Nesse sentido, o CPF e a nova senha cadastrada são suficientes para entrar no sistema com segurança.
Acesso – Para acessar o novo sistema, o servidor deve entrar no Portal do Servidor e seguir as etapas abaixo:
1- Acesse www.portaldoservidor.pe.gov.br; 2- Clique em “Acessar portal do servidor”; 3- Clique em “crie ou atualize sua senha”; 4 – Preencha o seu CPF e data de nascimento. Atenção a esta fase: será enviada uma mensagem para o e-mail cadastrado no sistema de pagamento. Verifique sempre a caixa de entrada ou de SPAM. Caso não haja e-mail cadastrado ou necessidade de atualização, favor procurar o setor de pessoal do seu órgão ou a respectiva central de atendimento ao servidor. 5- Acesse a mensagem no e-mail e clique no link ou cole no navegador; 6- Defina a senha de acesso.
Caso o servidor público deseje esclarecer dúvidas, pode entrar em contato com o setor de pessoal do seu respectivo órgão, com as Ouvidorias e com as Centrais de Atendimento ao Servidor. Já aposentados e pensionistas devem entrar em contato com a Funape no telefone 0800 281 5404.