3ª Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú chega a Afogados da Ingazeira

Em setembro, Afogados da Ingazeira (PE), será palco da 3ª Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú. Além de exibições de curtas metragens abordando gênero, Sexualidade, religiosidade e diversos outros temas atuais, a mostra oportuniza que artistas da cidade e região possam expressar sua arte.

A edição deste ano terá um olhar sobre a preservação ambiental – 24 mudas de árvores serão plantadas em escolas e locais públicos ao longo do evento. Entre as oficinas: uma de documentário, uma de escrita literária ( online), uma de elaboração de projetos e uma de produção cultural. Ainda haverão debates e visita guiada ao Cine São José com a participação de alunos de escolas públicas.

Em setembro será divulgada a lista de filmes que serão exibidos durante a mostra, que será realizada no Cine São José de 16/9 (segunda) a 19/9 (quinta). A entrada é sempre gratuita.

“A Mostra vem crescendo com essa perspectiva de semear o respeito às diferenças, por isso abordamos também o combate ao racismo, empoderamento feminino, e tantos temas ainda urgentes em nossa cidadania. Mas para 2024, decidimos colocar no foco também a preservação ambiental porque as mudanças climáticas são uma realidade impossível de serem negadas. reflete Lúcio Vinicius, produtor do evento.

Realizada numa parceria entre Xerém Produções e o grupo LGBTQIA+ Filhes do Pajeú, a Mostra ainda tem como parceiros a Sagaz Produções, a Pajeú Filmes,o projeto F(r)icções e o projeto Plante uma árvore com patrocínio do Banco do Nordeste, Lei Rouanet e Ministério da Cultura / Governo Federal.

PARTICIPE DAS FORMAÇÕES

É possível acompanhar todas as ações da Mostra nas redes sociais @mostradadiversidade e @xeremproducoes e dentre as quatro formações previstas, duas já estão disponíveis para inscrições:

A oficina online em parceria com o projeto F(r)icções: módulo “Olhar”, de 15h/aula, onde as alunas e alunos irão receber formação sobre os tipos de escrita como resenha, crítica e ensaio no cinema. Márcio Andrade e Sandro Alves, ambos com vasto currículo na área de audiovisual, serão os formadores. Inscrições gratuitas até o dia 06/09 (sexta) pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdj3HmxycRMQnWwOMIzO3awhl_yNxz_ikGGBFoIgPxoqNBd4g/viewform . Os selecionados serão anunciados dia 11/9 (quarta). Já as aulas, online, serão das 9h30 às 12h, nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2024.

Já a segunda será “Elaboração de minidocumentário” com Marlon Meirelles, cineasta e produtor cultural. A formação será realizada presencialmente na Associação de Moradores do bairro Borges, na rua Antônio Simão do Nascimento, nº 15, entre os dias 14 e 16 de setembro, das 14h às 17h. As inscrições gratuitas vão até ás 17h do dia 10/09 pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFfW9SUEtgXxs8kZET7BQ6dXwKW7nfD0PLhXLDcJ3Qd9At1g/viewform . Serão disponibilizadas 15 vagas e as aulas são presenciais.