A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco vai promover a primeira consulta aos professores e gestores da Rede Estadual de Ensino sobre a nova matriz curricular do ensino médio. O formulário será enviado, via e-mail institucional, até a próxima sexta-feira (1/11).
A proposta apresentada aos docentes para consulta é uma resposta à Lei Federal nº 14.945/2024, que amplia a Formação Geral Básica (FGB) para 2.400 horas e integra os Itinerários Formativos (IF) como parte dos aprofundamentos curriculares.
O novo formato busca garantir uma formação integral, adaptada aos interesses dos estudantes, e prevê que as escolas da rede organizem 2.400 horas de FGB e 600 horas de IF.
De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, “a proposta inicial distribui de forma mais equilibrada as disciplinas das áreas de conhecimento nos três anos do ensino médio”.
Ao Jornal do Commercio, ele explicou: “Para os estudantes do terceiro ano, a reformulação permite a recomposição de aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática, aumentando o tempo dedicado a esses componentes essenciais”.
Com a nova estrutura curricular, a pasta objetiva atender às diretrizes da nova lei e promover uma formação mais completa e personalizada. A SEE reforça, ainda, que a participação dos educadores é fundamental para adequar a proposta às necessidades de cada escola e aos objetivos formativos dos alunos.
“Chegamos em um momento importante para a construção de uma nova matriz curricular para o ensino médio e a participação de cada professor e professora é fundamental. Todos devem preencher o formulário, para contribuírem com suas ideias e sugestões, ajudando a garantir que essa mudança para o próximo ano reflita as necessidades dos nossos estudantes e fortaleça a nossa educação”, ressaltou o secretário.