O desembargador Fausto Campos, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou, nesta sexta-feira (17), que os 10 vereadores de Caruaru afastados do cargo pelo suposto envolvimento em um esquema de corrupção, retornem imediatamente ao exercício dos cargos. A decisão do desembargador suspende a medida cautelar do Juízo da 4ª Vara Criminal de Caruaru que afastou temporariamente os legisladores dos cargos na Câmara do município, segundo informações do DPnet.
Os dez vereadores foram indiciados pelos crimes de organização criminosa, concussão (cobrança de propina) e corrupção passiva. Segundo a investigação policia, eles pediam dinheiro da Prefeitura de Caruaru para a aprovação de projetos no Legislativo. Os vereadores foram presos no dia 18 de dezembro e liberados no Natal, mas continuaram afastados da Câmara Municipal por determinação judicial.
Na semana passada, os vereadores Evandro Silva (PMDB) e Neto (PMN) tiveram a prisão decretada pela justiça por suspeita de ameaças a testemunhas do processo. O peemedebista chegou a ser preso até conseguir um habeas corpus. Neto, no entanto, ficou foragido da polícia.