Mais de 60 famílias da zona rural de Itapetim passaram a ter acesso assegurado à água encanada. Em solenidade realizada na manhã deste domingo (19), que contou com a presença de várias autoridades, o prefeito Arquimedes Machado (PSB) inaugurou os sistemas de abastecimento de água das comunidades de Pé de Serra e Roça de Dentro.
A implantação dos sistemas, que foi patrocinada pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), incluiu a perfuração de poços, a instalação de unidades de bombeamento e a construção de reservatórios com capacidade de armazenamento de 12 mil litros, além de fornecimento de energia elétrica, rede de distribuição de água e ligações domiciliares.
Em seu discurso, Arquimedes destacou que se não fossem as ações integradas de convivência do governo Municipal e Estadual, a situação dos itapetinenses estaria ainda mais complicada, devido aos efeitos da pior estiagem das últimas décadas na região. Ainda de acordo com o gestor, as medidas irão continuar. “Enquanto houver seca, as ações não param”, assegurou.
O deputado estadual, Ângelo Ferreira (PSB), e o deputado federal, Gonzaga Patriota (PSB), participaram da solenidade, que também foi prestigiada pelo gerente regional da Casa Civil do Estado de Pernambuco, Adelmo Moura, e pelos vereadores Junior de Diógenes, Ailson Alves, Carlos Nunes, Romão, Fia Cândido, Seu Dido e Bernardo, além de secretários e diretores municipais.
Gonzaga e Ângelo pautaram seus discursos em uma breve prestação de contas e lembraram que Arquimedes foi o único prefeito do estado que destinou todos os recursos do FEM para ações de enfrentamento a seca, entre elas a própria construção dos sistemas de abastecimento e a perfuração de poços artesianos na zona urbana e na zona rural do município.
Desassoreamento
Antes de participar da solenidade de inauguração dos sistemas de abastecimento, prefeito, deputados e o gerente regional da Casa Civil do Estado de Pernambuco visitaram as obras de limpeza do açude de Jorge de Walfredo, no distrito de São Vicente, onde trabalham homens e máquinas da Prefeitura de Itapetim. O serviço teve início na última quinta-feira (16).
Informações Euflavio Nunes / Portal Mais Itapetim
(Fotos: Euflavio Nunes e Bernardo Ferreira)