Aproximadamente R$ 268, 5 milhões serão investidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em Pernambuco. O montante, que será empregado em obras de acessibilidade à água no Semiárido de Pernambuco, foi divulgado nesta terça-feira (21) e é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Programa Um Milhão de Cisternas. Entre as obras de implementação de novas tecnologias de abastecimento de água, estão ações que visam facilitar o trabalho agrícola e o acesso das pessoas à água. Todo o valor será investido até o final de 2015.
Para que as famílias do Semiárido possam ter acesso facilitado à água, cisternas com placas de cimento, cada uma com capacidade média para abastecer cinco pessoas por oito meses, serão instaladas. Já para a produção agrícola, cisternas dos tipos calçadão, enxurrada, telhadão e aprisco, além de barragens subterrâneas, barreiros lonados e barreiros trincheira, serão feitas. Ao todo, além das obras de barragens e barreiros, 40 mil cisternas serão construídas.
Expectativa é de que as obras, que estavam autorizadas desde o fim de 2013, possam aumentar a capacidade operacional de água no Estado e auxiliar no crescimento dos números da produção agrícola.