Em reunião do Consórcio de Integração dos Municípios do Sertão do Pajeú (Cimpajeú), realizado na Pousada de Brotas, em Afogados da Ingazeira foi apresentado o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos elaborado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP).
O estudo apontou como melhor alternativa um aterro sanitário consorciado entre Sertânia e Custódia. Com 33.787 habitantes, Sertânia produz mais de 43 toneladas/dia de resíduos sólidos, com o potencial de reciclar 11 toneladas/dia desse material. Já Custódia, com 33.855 habitantes, produz mais de 33 toneladas de resíduos sólidos/dia, com o potencial de reciclar 12 toneladas/dia.
O Plano foi enviando para a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e para o Ministério do Meio Ambiente para aprovação. O próximo passo será o projeto executivo e, em seguida, as obras de execução. Os municípios, por meio do Cimpajeú, estão se articulando para garantir recursos federais e estaduais para a implantação do aterro sanitário.
As prefeituras de todo o Brasil têm até agosto deste ano para acabar com os lixões, conforme a Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Pois bem, isso ocorrer é sinal de avanço na gestao do municipio, algo que a muito necessitava. POis se fala em estradas rurais, perfurações de poços,transportes escolares, coisas alarmista, porém o que é nocivo e silencioso nada se fazia e tantavam esconder dentro da vegetação da caatinga não-arborea devido a devastação que desertifica a zona rural desse interior. Parabéns pelo esforço, é isso que deve ser feito cooperação pois criticas todos podemos fazer para qualquer coisa e gestão. Assim como todo aquele que pensar em comunhao para regiao deve receber os parabéns. Beneficiamentos isolados é falho e o tempo ja mostrou isso.