O torcedor que for acompanhar os jogos da Copa das Confederações 2013 na Arena Pernambuco deve ficar atento. Alguns objetos bastante comuns nas praças esportivas pernambucanas não serão permitidos na Arena, como o tradicional guarda-chuva. A solução será utilizar capas de chuva, já que a maioria do trajeto entre estacionamento e estação do metrô até o complexo esportivo será feito e a pé.
O regimento da Fifa determina que nenhum tipo de comida ou bebida pode ser levado ao estádio. Todo tipo de comida ou bebida deve ser comprado dentro da arena. Um cachorro quente, por exemplo, custa R$ 8 na arena. O único tipo de alimento permitido será aquele específico para bebês.
Sobre acessórios, a Fifa proíbe, além dos guarda-chuvas, qualquer espécie de banco, cadeira ou similar. As tradicionais bandeiras, sempre presentes nos estádios brasileiros, deverão ter o tamanho máximo de 2m de largura por 1,5m de altura, excluindo os tradicionais ‘bandeirões’ dos torcedores brasileiros.
Quem tiver a intenção de protestar durante a Copa também ficará impossibilitado. Cartazes com qualquer tipo de mensagem considerada de cunho político serão sumariamente limados. Obviamente, mensagens de caráter xenófobo e racista também serão vetadas.
Além de tudo isso, vale lembrar que garrafas, latas, copos, aerosóis (sprays), armas de fogo e facas, instrumentos musicais, mochilas e sacolas não serão permitidos nos estádios. Sobrou o gogó, pequenas bandeiras e as palmas das mãos para o torcedor tentar fazer a festa nos estádios. Não é tarefa das mais fáceis, mas lei é lei. É prudente evitar qualquer tipo de transtornos, afinal, o objetivo principal é apreciar o espetáculo dentro das quatro linhas.
CONFEDERAÇÕES – A Arena Pernambuco vai receber Espanha x Uruguai no próximo (16) domingo, às 19h; Itália x Japão na quarta-feira (19), às 19h; e Uruguai x Taiti no domingo (23), 16h.