Prefeitos temem assumir iluminação pública em substituição à Celpe

Além da extinção dos lixões, em reunião nesta segunda, na Amupe, os prefeitos discutiram o recebimento dos passivos da Celpe.

O assunto gerou muito debate. A transferência dos ativos de iluminação pública para os municípios, que passam a gerir, deve ocorrer a partir de janeiro de 2015.

Entre as atribuições está o cadastro dos ativos, expansão, manutenção preventiva e corretiva, gestão comercial e fiscalização dos serviços.

De acordo com Marcos Bragatto, superintendente de Regulação dos Serviços Comerciais da Aneel, o prazo de 31/12/2014 não será prorrogado porque isso já foi feito duas vezes.

Como houve muitos questionamentos a respeito das tarifas cobradas, ele se comprometeu a levar o pleito para discussão na agência e dar retorno posteriormente.

Já o superintendente comercial da Celpe, Luiz Jorge, informou que a companhia fez um cronograma para transferência classificando os municípios em três grupos.

O primeiro, que são os maiores, farão os procedimentos em agosto e setembro, o segundo, grupo dos intermediários, outubro e novembro e por último, os menores, farão em dezembro.

O cenário atual de transferência no Estado é de apenas nove municípios, sete estão no processo e 170 pendentes. Foi criado dentro da empresa um Comitê que terá a participação da Amupe representando os municípios.

Uma das reclamações dos prefeitos é que a Celpe não fará mais instalação de novos postes. A empresa se justifica dizendo que vai concentrar o pessoal na manutenção dos passivos, se comprometendo a finalizar tudo, mesmo depois da transferência em janeiro.

Blog do Jamildo

Deixe um comentário