Pesquisa IPMN/JC: Fernando Bezerra aparece com 35% das intenções de voto e João Paulo tem 29%

pesq-sen-02-outPor Marcela Balbino, repórter do Blog do Jamildo

Na corrida pelo Senado, o candidato da Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), mantém a dianteira em relação ao postulante do PT João Paulo. Os números da pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, encomendada pelo Portal Leia Já em parceria com o Jornal do Commercio, revelam o socialista com 35% das intenções de voto contra 29% de João Paulo.

O percentual de eleitores indecisos, próximo ao dia 5 de outubro, ainda é expressivo. A parcela de entrevistados que optaram pelo voto branco/nulo/nenhum/não soube ou não respondeu soma 35% das intenções de voto.

Um dos coordenadores da pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, Maurício Romão, explica que historicamente a alienação eleitoral para o Senado é superior a do Governo.

“Em 2010, a alienação eleitoral para senador foi de 41% nas urnas”, relembrou o analista. “A razão é o secundarismo do Senado na chapa majoritária em que o protagonismo é do governador”, explicou Romão, justificando que os eleitores deixam para escolher o candidato na última hora. “Quem aparece mais nos debates, nas ruas”, exemplificou.

Levando em consideração apenas os votos válidos, quando são excluídos os votos brancos, nulos e indecisos, o placar favorável a Fernando Bezerra é de 54% a 44%, uma diferença de 10 pontos, segundo o IPMN.

“Essa frente na pesquisa, quando cotejada com a realidade das urnas, indica que Fernando teria cerca de 2.163 milhões de votos válidos contra 1.763 milhão de João Paulo. A vitória pessebista se daria, então, por uma diferença de 400 mil votos num total estimado de 4.006 mil votos válidos”, afirma Romão.

Fernando Bezerra e Geraldo Julio em ato político no Recife. Foto: divulgação.

A candidata Simone Fontana (PSTU) aparece com 1% dos votos. Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCO) não pontuaram.

FBC iniciou a disputa atrás nas consultas. A primeira pesquisa, divulgada no dia 2 de agosto, apontou ele com 13% das intenções de voto, contra 30% de João Paulo. Na segunda, publicada em 30 de agosto, o cenário era 19% (FBC) e 29%para João Paulo.

A corrida começou a empatar no dia 11 de setembro, quando o quadro mostrou o ex-ministro da Integração do Governo Dilma com 25% dos votos e João Paulo estava com 29%.

Mas a reviravolta na disputa só foi identificada no levantamento do dia 27 de setembro, porque pela primeira vez o socialista passou o petista. Os números desta quinta-feira só confirmam a tendência.

unnamed

DO LITORAL AO SERTÃO – Na disputa por regiões, o postulante da Frente Popular perde apenas na capital pernambucana, reduto eleitoral do ex-prefeito do Recife João Paulo, que teve dois mandatos à frente do executivo municipal.

A distância, porém, já esteve maior entre os dois no litoral. No cenário atual, FBC está com 31% e o candidato do PT com 35%. Recife é o maior colégio eleitoral do Estado, com 1.066.187 eleitores.

No Sertão do São Francisco, reduto eleitoral do ex-ministro da Integração, onde já foi duas vezes prefeito de Petrolina, ele leva a melhor com 53% dos votos.

Ciente da representatividade do Recife na disputa eleitoral, os dois candidatos deram carga nas agendas na capital pernambucana. Fernando Bezerra realizou evento nesta quinta (2) com Movimento Avança Recife (MAR), na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife. À noite, realiza caminhada com o candidato ao governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB).

Nessa quarta-feira (1º), João Paulo e os aliados realizaram um evento no Centro do Recife. Na ocasião, o petista falou da época em que ficou à frente da gestão municipal.

“Vocês estão vendo a quantidade de recursos incalculáveis dos nossos adversários, mas já vivemos uma experiência como essa, em 2000: eles encheram a cidade de amarelo e nós vencemos”, declarou João Paulo, afirmando que no Recife há um sentimento de reconhecimento pelo que foi feito pela Prefeitura do Recife nas áreas de saúde, educação, cultura, mobilidade, trabalhos nos morros, entre outras”, disse ele, em relação ao reconhecimento da população.

DADOS – A consulta ouviu 2.480 pessoas, nos dias 29 e 30 de Setembro 2014. O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de dois pontos percentuais.

As entrevistas começaram em julho, sendo esta a quarta edição após o início da campanha eleitoral.

METODOLOGIA – Os participantes são selecionados a partir de um plano estratificado organizado em três estágios.

Primeiro são sorteados os municípios participantes. Em seguida, são escolhidos sorteados os setores censitários e, por fim, o número fixo de pessoas, de acordo com cotas amostrais contemplando as variáveis de idade e sexo. Foram abordados eleitores com 16 anos ou mais, residentes na área de abrangência da pesquisa.

O número de participantes foi estabelecido com base numa amostragem aleatória simples, definida a partir de fontes oficiais de dados pertencentes ao Censo, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A presente pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob os números PE-00035/2014 e BR-00924/2014, no dia 26 de setembro de 2014.

Deixe um comentário