Em PE, Dilma perde em votos, mas vence na maioria das cidades

Mapa mostra votação para presidente em Pernambuco (Foto: Reprodução/G1)Municípios onde Dilma venceu aparecem em vermelho no mapa. Os amarelos são onde Marina teve mais votos. (Foto: Reprodução/G1)

 

Com o fim das eleições para governador de Pernambuco, estado que elegeu o candidato Paulo Câmara (PSB) para a gestão dos próximos quatro anos, o G1 divulgou o panorama de votos de acordo com cada região do estado, com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os dados também apontam a quantidade de votos para presidente por região, que mostram que a candidata Dilma Rousseff (PT) ganhou na maioria dos municípios do estado, mas perdeu em número de eleitores para a candidata Marina Silva (PSB). Marina somou 48,05% enquanto Rousseff teve 44,22%.

De acordo com os dados do TRE, Arcoverde é o único dos 56 municípios do Sertão do estado em que a candidata Dilma Rousseff não teve a maioria dos votos, perdendo para a oposição do PSB. No município, Marina teve 46,85% contra 42,97% de Rousseff. O postulante Aécio Neves (PSDB) somou 8,38% dos votos.

A cidade de Sirinhaém, na Mata Sul, foi o município em que a candidata Marina Silva venceu com mais folga. Ela teve 74,19% dos votos, contra 22,41% de Dilma e 2,61% de Aécio. Já o município de Inajá , no Sertão, foi o que teve a maior votação para a candidata Dilma, com 85,97% dos votos. Marina Silva somou 10,04% dos votos enquanto Aécio Neves ficou com 3,44%.

Nos casos em que a candidata Dilma Rousseff tem a maioria dos votos, é possível observar que a diferença eleitoral entre ela e Marina Silva diminui quando as cidades vão se aproximando do Litoral e Região Metropolitana. É nessas regiões que a candidata Marina tem um aumento considerável de votos e superou a postulante do PT.

Disputa pelo governo do estado
Os dados apontam que o município de São Vicente Férrer, no Agreste, foi o recordista de votação em favor de Câmara, que teve 90,08% dos votos válidos contra 9,68% do principal opositor, Armando Monteiro (PTB). Armando, por sua vez, teve a cidade de Carnaubeira da Pena, no Sertão, como o local onde foi mais bem votado, com 66,12%.

Mapa mostra em roxo municípios onde Armando Monteiro venceu e em amarelo os de Paulo Câmara (Foto: Reprodução/G1)Mapa mostra em roxo municípios onde Armando Monteiro venceu e em amarelo os de Paulo Câmara (Foto: Reprodução/G1)

A maior parte dos municípios do Sertão do Araripe, Central e Moxotó votaram favoravelmente à candidatura de Armando Monteiro (PTB), enquanto toda a Região Metropolitana do Recife, a maior parte do Agreste e diversas cidades da Mata Norte e Mata Sul do estado tiveram a maioria dos votos para o candidato Paulo Câmara (PSB). Além de São Vicente Férrer, as cidade de Sirinhaém, com 88,48%, e Tracunhaém, com 86,27%, também são as em que Câmara teve os melhores números.

As cidades de Garanhuns e Belo Jardim, que ficam no Agreste, foram duas das poucas da região que tiveram a maioria dos votos em favor do candidato Armando Monteiro, com 51,60% e 53,28%, respectivamente. A mesma situação aconteceu com Camocim de São Félix, que ficou com 50,47% dos votos favoráveis ao postulante, contra 49,36% de Câmara.

Deixe um comentário