O prefeito de Sertânia e candidato a reeleição, Guga Lins usou, na tarde de ontem (29), a “máquina” da prefeitura (servidores e veículos) em um verdadeiro mutirão para limpar as duas principais ruas que dão acesso a escola municipal Etelvino Lins na Vila da Cohab, local onde será realizada, neste sábado (30), a Convenção Partidária que homologará a candidatura do próprio prefeito.
A evidente intenção de realizar o trabalho apenas nos principais acessos ao local da Convenção é que a limpeza, a retirada do lixo acumulado e a pintura do meio-fio terminavam na esquina com as outras ruas. Outro fato é que o mato que crescia na Academia da Cidade foi finalmente retirado nesta sexta-feira. Porém apenas um dos lados do meio-fio da área de lazer foi pintado, justamente o lado da rua que é a principal passagem para a escola Etelvino Lins.
Por outro lado, as ruas paralelas as que foram limpas por servidores e máquinas do município, acumulam lixo, mato e metralhas de construção.
A ação repentina do prefeito em limpar as ruas que dão acesso a sua Convenção não foi bem recebida pela população. A revolta com o abuso de poder econômico foi demonstrada através das redes sociais com postagens contendo duras críticas a postura do prefeito Guga Lins.
Com bom humor, os internautas solicitam o mesmo tratamento na rua onde moram utilizando postagem com #queroconvencaonaminharua
Esse explícito uso de poder econômico através do uso da máquina administrativa deverá ser apurado pelas autoridades competentes.
Caso ele já tenha oficializado sua candidatura será sim uma caso a ser avaliado pelo TRE, caso contrário a reportagem é especulativa. Pois bem o lixo em Sertânia deve ser considerado como algo a ser pensado por todos e não tão somente por seus gestores. Nao é de se acreditar que ainda joguem metralhas e entulhos nas avenidas, praças e canteiros sem nenhuma organização ou mesmo punição para aqueles que sujam. No mandato de outros governos via sujeira sim nas ruas, sempre existiu, pois nunca pensaram no lixo, e sim o reciclam para propaganda politica, é pra rir realmente. Deixem de lado e considerem propostas para uma cidade limpa e um pensamento limpo. Como ex-morador do município e ex-eleitor proponho projeto de lei: todo cidadão que pretende reformar sua casa ou seu imóvel deverá requerer junto a secretaria de obras containres para depositar seu produto de reforma no prazo de 48h antecedente ao inicio das obras. Caso não ocorra essa comunicação antecipadamente e o lixo produzido seja encontrado em via publica o responsável pelo imóvel será penalizado com uma multa de R$ 100,oo o dia do lixo depositado. Todo o cidadão que for se desfazer móveis que não queiram mais utiliza-los para seu consumo deverá requerer junto a secretaria de serviços públicos o comparecimento de um carro coletor para que possa fazer a destinação do lixo para um local adequado. Do contrário, todo aquele cidadão que descumprir essa comunicação e depositar em via publica o seu móvel em estado de lixo será punido com uma multa de R$ 50 reais por dia de permanência do lixo.
Parágrafo único:o órgão competente por remover o lixo mediante a comunicação do cidadão produtor do lixo não fizer cumprir seu papel deverá indenizar o cidadão que de posse da comunicação de solicitação do recolhimento do lixo produzido, no mesmo valor e tempo transcorrido da multa imputada ao cidadão quando não cumpridor de sua responsabilidade.
Parece amador a lei mas de toda se repensada e colocada em prática deverá apresentar resultados dos ambos os lados. Não façam politica por algo que é de responsabilidade múltua.