O advogado Gustavo Sampaio, natural do povoado da Moderna no município de Sertânia, morreu nesta quarta-feira (16), vítima de um afogamento em Fernando de Noronha.
Segundo testemunhas, ele se afogou na Praia do Cachorro, uma das mais famosas da ilha, e acordo com a Administração do Distrito, foi resgatado em um bote da Marinha e levado ao Porto de Santo Antônio. Gustavo tinha 36 anos e foi socorrido, mas não resistiu.
Levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros, ele chegou ao Hospital São Lucas às 13h04, segundo o governo local. No local do afogamento, a equipe do Samu constatou que o homem havia sofrido uma parada cardiorrespiratória.
Foram feitas manobras de reanimação em todo o caminho até o hospital, mas o homem morreu. O salva-vidas e guia de turismo Jefferson Cachorrinho foi quem iniciou o salvamento ao turista que se afogou. Segundo ele, a correnteza estava forte no momento em que o homem estava nadando.
“Eu moro na Praia do Cachorro. Ele estava nadando com a namorada, primo e amigos, mas as ondas estavam muito agitadas e havia ondas muito grandes. A correnteza puxou ele para o mar. Nadei por cerca de três quilômetros e, quando cheguei perto, ele já estava afundando, desfalecendo. Pus ele na boia e fiz massagem dentro d’água”, afirmou Cachorrinho.
O salva-vidas disse, ainda, que sentiu o pulso da vítima, ainda no mar. “Quando entrei na água, já fui gritando para as pessoas ligarem para o 190, porque eu sabia que, por causa das ondas, não conseguiria sair pela praia. Uma lancha da Marinha deu apoio, nos retirou e ele foi levado ao hospital”, contou.