Com o objetivo de expandir a infraestrutura do Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru, incrementar o número de operações e permitir o recebimento de aeronaves maiores e voos comerciais noturnos, o Governo de Pernambuco publica no Diário Oficial do Estado o edital para a contratação da empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto para expansão do equipamento.
Após a inauguração dos voos comerciais regulares no Aeroporto de Caruaru em novembro de 2020, o Governo de Pernambuco está destinando novos investimentos ao equipamento. “Nós nos aprofundamos no planejamento para expandir a infraestrutura de modo que garanta que a médio prazo o estado possa trabalhar não só na consolidação da aviação regional de operação de voos comerciais, mas também na expansão, no aumento do porte da aeronave e da frequência dos voos e também na ampliação dos destinos”, afirma a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.
O projeto inicial, com investimento de no máximo R$1.071.076,71, prevê a elaboração do projeto básico para ampliação da estrutura do equipamento, incluindo, a expansão do terminal de passageiros, a seção contra incêndio, o pátio de aeronaves, pista de pouso e decolagem e taxiways; o Plano Diretor do aeroporto e, ainda, os estudos de viabilidade técnica, preliminar, topográficos e geotécnicos. Após essa etapa, será possível contratar as referidas obras com recursos estaduais estimados em R$20 milhões.
A iniciativa de expansão do equipamento visa atrair novos empreendimentos no Agreste. “Essa iniciativa é estratégica para atrair ainda mais novos empreendimentos e impulsionar a geração de empregos e renda na região do Agreste, que já vem registrando um crescimento econômico significativamente grande nos últimos anos, principalmente, pela produção do polo têxtil”, ressalta a gestora. Ainda de acordo com Fernandha Batista, o Estado tem um grande potencial de desenvolvimento e a cidade de Caruaru possui importância regional como polo econômico de 64 municípios vizinhos. A ampliação da infraestrutura aérea local impactará positivamente na realidade de mais de 1 milhão de habitantes.