Alepe aprovadecretos e reconhecem calamidade pública em 64 cidades por causa da pandemia

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, de forma unânime, decretos que reconhecem o estado de calamidade pública em 64 municípios. Os deputados participaram, nesta terça (31), de votações virtuais, por meio de sistema remoto. O boletim mais recente apontou que o estado tinha 87 casos confirmados, seis mortes e 14 curas clínicas (veja vídeo acima).

Com a aprovação, os municípios que fizeram decretos de calamidade pública podem se livrar de alguns vínculos para tomar medidas ágeis e menos burocráticas no combate à pandemia do novo coronavírus.

O objetivo, segundo Legislativo, é dar liberdade legal para que os gestores adotem medidas de enfrentamento a situações excepcionais. Entre as ações, constam permissões aos Executivos municipais e estadual para que gastem recursos a mais do que foi definido nas leis orçamentárias em vigor.

Os municípios que tiveram os decretos aprovados ficam em todas as regiões do estado. Segundo o governo, foram confirmados casos do novo coronavírus em 12 cidades.

A maioria delas fica na Região Metropolitana do Recife. Além da capital, há conformações em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Goiana.

Também há casos em Caruaru e Belo Jardim, no Agreste, Petrolina e Ipubi, no Sertão. O distrito de Fernando de Noronha e Palmares, na Zona da Mata Sul, confirmaram casos da Covid-19, doença causada pelo novo vírus.

O estado de Pernambuco e o Recife já tiveram o estado de calamidade pública reconhecido. Os projetos agora seguem para a sanção do governo.

Veja a lista das cidades em calamidade pública

Afogados da Ingazeira

Água Preta

Aliança

Amaraji

Barra de Guabiraba

Belém de Maria

Betânia

Bezerros

Bodocó

Cabo de Santo Agostinho

Cabrobó

Camaragibe

Camocim de São Félix

Carnaubeira da Penha

Cedro

Condado

Cortês

Cumaru

Cupira

Custódia

Dormentes

Flores

Gameleira

Ibimirim

Ingazeira

Ipojuca

Itambé

Itapissuma

Joaquim Nabuco

Jurema

Lagoa de Itaenga

Lagoa dos Gatos

Limoeiro

Macaparana

Machados

Moreno

Olinda

Panelas

Paudalho

Paulista

Pesqueira

Petrolina

Poção

Ribeirão

Rio Formoso

Sairé

Santa Cruz

Santa Cruz da Baixa Verde

Santa Cruz do Capibaribe

São Benedito do Sul

São Bento do Una

São Lourenço da Mata

São Vicente Férrer

Serra Talhada

Surubim

Tacaimbó

Taquaritinga do Norte

Terezinha

Tracunhaém

Triunfo

Verdejante

Vertente do Lério

Vertentes

Vicência

Deixe um comentário