No último dia 17 de março, os alunos do Curso de Agente de Trânsito participaram de aula prática sobre Blitz Educativa como parte do aprendizado para atuação nas ruas. Os vinte e três participantes abordaram veículos na Avenida Agamenon Magalhães, na Rua Treze de Maio e na Rua Amaro Lafayette, na sede da cidade. Eles ainda terão aulas remotas desta quinta-feira (18.03) até o próximo domingo (21.03), quando se encerram as atividades. A capacitação é promovida pela Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana – SESMOB.
Estão fazendo parte da capacitação os Guardas Civis Municipais (GCM’s) de Sertânia, alguns policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (3º BPM) que atuam no município, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Monteiro (Montran) e guardas civis das cidades de Triunfo e Carnaíba. “Essa aula foi importante porque esses profissionais agora estão capacitados a passar mais segurança para os condutores, promovendo uma maior segurança nas vias. Ações como essa contribuem para proporcionar um trânsito mais seguro e disciplinado, diminuindo acidentes”, disse o secretário da SESMOB, Vladimir Cavalcanti.
Durante o treinamento, eles colocaram em prática os conhecimentos adquiridos sobre técnicas de abordagem, prática de fiscalização e operação. Abordaram motoristas e seus passageiros com orientações sobre as regras do trânsito e a boa convivência com os outros motoristas e pedestres. A blitz teve caráter de orientação e serviu para os alunos observarem na prática várias ações necessárias no dia a dia da do trânsito.
Após a conclusão do curso, eles receberão um certificado que será autenticado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), depois serão credenciados como agentes de trânsito no Detran, e, em seguida, quando o trânsito de Sertânia for municipalizado, os profissionais estarão aptos para atuar nas ruas. Já foi dada entrada no Conselho Estadual de Transito – Cetran/PE e entregue toda a documentação necessária, falta apenas uma vistoria do Cetran para que o trânsito do município seja municipalizado.
“Esperamos uma resposta positiva da população de Sertânia, que obedeça as sinalizações de trânsito, que andem com os equipamentos obrigatórios para ter uma trânsito seguro, que tenham consciência para respeitar as regras de trânsito”, pontuou o secretário.