Na tarde desta segunda-feira (22), o Governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), anunciou medidas mais rígidas para conter o avanço da Covid-19 no estado. A Paraíba terá toque de recolher das 22h às 5h, e, na capital, será fechado o acesso às praias. As restrições serão mantidas por 15 dias. De acordo com o gestor, o decreto com o detalhamento das medidas será publicado nesta terça-feira (23).
A Paraíba já tinha divulgado o adiamento do retorno das aulas da rede pública para uma data ainda não definida. Orientações foram dadas para que a rede particular de ensino também adiasse as aulas.
Ainda segundo o prefeito, os bares e restaurantes deverão fechar até as 22h e a comercialização de bebidas só até as 20h.
As novas restrições foram relatadas por João Azevêdo na manhã desta segunda, após uma reunião com representantes das Secretarias de Estado da Saúde e Segurança, além da Procuradoria Geral do Estado, Controladoria Geral do Estado, Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).
Em entrevista à Tabajara AM/FM, pela tarde o governador informou: “Nós temos, diariamente, mais de mil casos de contágio acontecendo”. Azevêdo afirmou que o aumento de casos causa uma maior necessidade de internação e, consequentemente, uma maior quantidade de mortes. A Paraíba já tem 4.356 pessoas que morreram por complicações da Covid-19.
“Por conta disso e por conta da taxa de ocupação dos hospitais, com João Pessoa chegando a 84% e o Sertão, a 88%, é que nós estamos agora determinando que amanhã (23) será publicado um decreto no estado tomando medidas mais restritivas visando a redução da mobilidade” , explicou, na entrevista, o governador.
O boletim divulgado nesse domingo (21) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba contabiliza, até o momento, 212.286 casos confirmados da Covid- 19 e 4.356 óbitos. A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) registra 72% e de enfermaria, 56%.
João Pessoa
Em João Pessoa, além de medidas restritivas, haverá aumento da frota de ônibus para reduzir as possibilidades de contágio em veículos lotados. De acordo com o prefeito Cícero Lucena, 21 novos veículos estarão nas ruas a partir desta segunda. “Lugar de ônibus não é na garagem, mas, nas ruas, transportando a população para reduzir aglomerações”, defendeu o gestor.
Foto: Higor Pereira/Reprodução Instagram