O município de Sertânia passa a ser assistido pelo aplicativo Atende em Casa a partir desta terça-feira (12). A solicitação havia sido feita prefeito Ângelo Ferreira
A iniciativa, lançada pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife, está sendo ampliada para municípios da região metropolitana do Recife e algumas cidades do interior. Além de Sertânia, tambéms erão atendidas pelo aplicativo os municípios de Petrolândia, Tupanatinga e Custódia.
O aplicativo, que é indicado para pessoas que apresentem sintomas gripais e tem como proposta orientá-las sobre a conduta que deve ser adotada, está disponível no site www.atendeemcasa.pe.gov.br e também para smartphones com sistema Android, na loja de app com o nome “Atende em Casa Covid-19”.
O usuário que estiver com sinais de gripe pode acessar o aplicativo ou site e precisará preencher um cadastro e depois um questionário, informando sintomas e condições pré-existentes.
Depois, o próprio sistema fará uma classificação de risco, neste caso a pessoa poderá ser direcionada a uma teleorientação por videochamada, quando ela será atendida por um médico ou enfermeiro. Esses profissionais indicarão se a pessoa deve manter o isolamento domiciliar ou se precisa procurar o serviço de saúde mais adequado para sua situação clínica.
A intenção é manter em casa as pessoas que não tem sinais de alerta ou gravidade. O intuito é evitar a procura por unidades de saúde sem necessidade. O atendimento acontece das 7h às 19h, durante todos os dias da semana.