As UTIs de Pernambuco agora são ocupadas por jovens que estão em aglomerações, diz presidente do sindicato dos hospitais

O boletim da covid-19 do último dia de fevereiro em Pernambuco, nesse domingo (28/02), trouxe um preocupante dado: a taxa de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva é de 92% na rede pública e de 88% na privada. Em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na manhã desta segunda-feira (1º), o presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pernambuco (SINDHOSPE), George Trigueiro, comentou a lotação e a atual situação da pandemia no Estado.

Para o presidente, a atual situação do coronavírus nos hospitais é ainda mais preocupante do que no começo da pandemia, devido ao registro de novas variantes no vírus. “A situação está cada vez se agravando mais. Com o surgimento dessas variantes do coronavírus, e essa movimentação da população de um estado para outro, elas estão chegando com maior índice de transmissibilidade. Uma demanda muito superior à do início está acontecendo agora”, afirma.

De acordo com o presidente, nos leitos privados, hoje predomina a presença dos jovens. “Está diminuindo o acesso às UTIs das pessoas idosas que já foram imunizadas. Quem está lá são os jovens que estão em baladas, raves e aglomerações. Estamos vendo os jovens morrerem com a nova variante, que não tem gravidade mais alta, mas é mais transmissível”, diz Trigueiro.

George lamenta também a descrença no fato de que as máscaras e o isolamento social são essenciais para diminuir a transmissão da doença. “O que lamentamos é que as sociedades médicas estejam lançando notas diariamente para contestar declarações de grandes lideranças nacionais que não acreditam ainda que o isolamento social, uso de máscara e lavagem das mãos não são efetivos ao controle da pandemia. As pessoas não então entendendo.”