Na coletiva de imprensa de quinta-feira (17), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach lembrou que muitos empresários não seguiram os protocolos sanitários e por isso o Comitê de Enfrentamento apertou as medidas. Na prática, a partir deste sábado (19), bares e restaurantes terão capacidade máxima de 300 pessoas.
“Essa atividade já tem um protocolo específico e capacidade de 70%, mas não tinha um teto. O teto máximo é de 300 pessoas por estabelecimento. O que a gente espera é que todas as pessoas obedeçam os protocolo e usem máscaras“, destacou Schwambach.
O secretário também aproveitou a coletiva para criticar quem está desrespeitando as orientações. “Nós mostramos um plano de convivência que a premissa dele é a volta das atividades dentro dos protocolos. Eles precisam ser seguidos e é por isso que a gente tem reforçado. A gente acredita que é possível sim manter as atividades, desde que os protocolos sejam obedecidos“, afirmou.
“Pandemia não acabou”
O secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo voltou a cobrar conscientização popular para que os números se estabilizem. Ainda ontem o Governo do Estado prorrogou o Estado de Calamidade até 2021, indicando que a pandemia está longe de acabar.
“É preciso acender a luz de alerta e a cautela necessária passa a tomar conta de todos nós. Precisamos então contar com a consciência de cada um. Só assim vamos vencer a covid-19. A pandemia não acabou e o momento nossa única proteção é o cuidado, até que se possa chegar à vacina”, disse Longo.