Pela sexta vez neste ano, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), vistoria as obras da transposição do Rio São Francisco em etapas do Eixo Norte que passam pelos municípios de Jati, no Ceará, e Salgueiro, em Pernambuco. Além de fiscalizar o andamento das intervenções, o socialista também vai se reunir com representantes das empresas construtoras e supervisoras nos canteiros de obras. Essas etapas contabilizam mais de 3,3 mil trabalhadores empregados.
Há a expectativa de que essa seja a última vistoria realizada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho antes de uma provável visita da presidente Dilma Rousseff (PT) às obras da transposição. A ideia do auxiliar é garantir as melhores condições para que a petista possa realizar uma agenda positiva na Região Nordeste.
Em Jati, no Ceará, as frentes de serviço atuam 24 horas por dia e contam com 625 trabalhadores. Esse trecho do projeto inclui a construção de seis novos reservatórios e a ampliação do açude Atalho. Atualmente, as atividades estão concentradas na construção de duas barragens (Jati e Porcos) e na escavação de canal, que ligará o açude Atalho à barragem Jati. O investimento do Governo Federal nas obras da Meta 2N, situada nos municípios cearenses de Jati, Brejo Santo e Mauriti, totaliza R$ 518 milhões.
Após a vistoria no Ceará, o ministro Fernando Bezerra Coelho seguirá para Salgueiro (PE). Neste trecho, correspondente à Meta 1N, 2,7 mil trabalhadores atuam na construção de canais, aquedutos, estações de bombeamento e barragens. Com trabalhos 24 horas por dia, a Meta 1N está localizada entre as cidades pernambucanas de Salgueiro, Cabrobó e Verdejante, e em Penaforte, no Ceará. Serão investidos R$ 772 milhões nas obras desta etapa.